CI debate relatório final de viabilidade técnica e econômica da Ferrovia Bioceânica
Além de integrar a região norte da América do Sul, a Ferrovia Bioceânica deverá criar um dos principais corredores de exportação do continente para a Ásia. O trecho brasileiro começa em Campinorte de Goiás e cruza o Mato Grosso, Rondônia e Acre antes de chegar na fronteira peruana.
O investimento estimado, na parte brasileira, é de R$ 40 bilhões e deve receber financiamento da China. A previsão é que, quando seus cerca de 5.000 km forem concluídos, a Bioceânica possa escoar 23 milhões de toneladas de grãos e minérios.
A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) debateu nesta terça-feira (18) o relatório final de viabilidade técnica e econômica da ferrovia.
![](https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2017/04/18/ci-debate-relatorio-final-de-viabilidade-tecnica-e-economica-da-ferrovia-bioceanica/33962132962_e8a00cf32b_k.jpg/@@images/a656e859-87a9-45ff-9019-fce8ae3ced7f.jpeg)
Transcrição
LOC: ALÉM DE INTEGRAR A REGIÃO NORTE DA AMÉRICA DO SUL, A FERROVIA BIOCEÂNICA DEVERÁ CRIAR UM DOS PRINCIPAIS CORREDORES DE EXPORTAÇÃO DO CONTINENTE PARA A ÁSIA.
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DEBATEU NESTA TERÇA-FEIRA O RELATÓRIO FINAL DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA FERROVIA. DETALHES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO.
TEC: A ferrovia Transcontinental, mais conhecida como Bioceânica, vem sendo debatida há mais de dois anos. O projeto cria um corredor de exportação rápido e mais barato para a Ásia. O trecho brasileiro começa em Campinorte de Goiás e cruza o Mato Grosso, Rondônia e Acre antes de chegar na fronteira peruana. O investimento estimado, na parte brasileira, é de 40 bilhões de reais e também vai receber financiamento da China. A previsão é que, quando seus cerca de cinco mil quilômetros forem concluídos, ela possa escoar 23 milhões de toneladas de grãos e minérios. A Comissão de Infraestrutura discutiu a viabilidade do projeto. O engenheiro chinês Bi Qiang, representando a empresa China Railway Eryuan explicou que, para se tornar realidade, o projeto terá que enfrentar várias dificuldades. Uma das principais é a questão ambiental.
(Qiang). Existe uma série de limitações legais. As restrições legais em relação ao ambiente, proteção ambiental, são muito grandes. E também sabemos que está espalhada nessa área amazônica a diversidade biológica e há muitas proteções, tanto ambientais como indígenas, que chamam a atenção internacional. (...).
(Repórter). O presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, reconheceu as dificuldades de uma obra dessa dimensão, mas defendeu a prioridade para a construção da ferrovia em função dos gargalos na infraestrutura brasileira.
(Fo) Este ano, mais uma vez, com uma produção recorde, e testemunhamos caminhões atolados, aumentando o custo. Dificuldades para (...) o escoamento desta safra.
(Repórter) Antes da discussão da ferrovia, a comissão aprovou alguns requerimentos, entre eles para debater a crise hídrica no Distrito Federal em comparação à de São Paulo. A data ainda será marcada.