Parlamentares podem decidir nesta terça comando da CMO — Rádio Senado

Parlamentares podem decidir nesta terça comando da CMO

O Líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB - AL) deve se reunir na tarde desta terça-feira (18) para decidir sobre indicações da bancada para a Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização (CMO). Mas integrantes do colegiado estão dispostos a elegerem o presidente mesmo sem os nomes peemedebistas.

Para o líder do PSDB, senador Paulo Bauer (PSDB – SC), se o PMDB não indicar um nome para a presidência da CMO, um tucano poderá ser eleito. Caso contrário, admitiu que a bancada na Câmara deverá pleitear a relatoria do Orçamento de 2018 no lugar do PP.

17/04/2017, 22h23 - ATUALIZADO EM 18/04/2017, 11h05
Duração de áudio: 02:31
Palácio do Congresso recebe iluminação especial durante o período de realização da Copa do Mundo, que teve entre suas sedes o Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira

Transcrição
LOC: LÍDER DO PMDB DEVE SE REUNIR NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA PARA DECIDIR SOBRE INDICAÇÕES DA BANCADA PARA A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO. LOC: MAS INTEGRANTES DO COLEGIADO ESTÃO DISPOSTOS A ELEGEREM O PRESIDENTE MESMO SEM OS NOMES PEEMEDEBISTAS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. (Hérica): O líder do PMDB, senador Renan Calheiros de Alagoas, só deverá apresentar os nomes do partido para a Comissão Mista de Orçamento após uma reunião com os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, deputado Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro, além dos líderes partidários. Recentemente, ele retirou as indicações da bancada, a quem cabe a presidência da CMO, até uma definição sobre os critérios para a escolha do relator do Orçamento de 2018. O líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura, do PSC do Ceará, espera para esta terça as nomeações do PMDB ao citar que na semana passada, a pedido do próprio partido, a Comissão adiou a eleição. André Moura admitiu que os integrantes da CMO poderão eleger um senador que não seja do PMDB caso os nomes não sejam apresentados. (André Moura) Existe, e temos que reconhecer isso, um movimento dos próprios membros da comissão daqueles partidos que indicaram os seus membros para fazer a eleição independentemente da indicação do PMDB. A CMO está regimentalmente amparada para isso desde que seja obedecendo ao rodízio. Nesse ano cabe ao Senado, a presidência, e à Câmara Federal, a relatoria. Espero que todo esse problema possa ser contornado e já estamos trabalhando nesse sentido. REP: O PSDB do Senado também deve indicar os nomes nesta terça-feira. O líder do partido, senador Paulo Bauer de Santa Catarina, disse que se o PMDB não quiser a presidência, um nome tucano poderá ser eleito. Caso contrário, admitiu que a bancada na Câmara deverá pleitear a relatoria do Orçamento de 2018 no lugar do PP. (Bauer) Se o PMDB fizer a indicação de nome para presidir a CMO, então caberá ao PSDB tentar a indicação de um deputado federal para a relatoria da comissão. É natural que o PSDB o faça por que nós temos um número de deputados igual ao do PP na Câmara dos Deputados, e o PP já foi o relator nas duas últimas oportunidades. REP: A líder do PT, senadora Gleisi Hoffmann do Paraná, cobrou do presidente do Congresso Nacional uma intervenção na Comissão Mista de Orçamento. (Gleisi) Com certeza tem que ser resolvido. Espero que o senador Eunício, que preside Congresso Nacional enquanto presidente Senado, possa tomar as providências e indicar os mesmos. Nós não podemos ficar parados esperando um dos partidos se decidir. REP: A eleição para a presidência da CMO, que deveria ter ocorrido no último dia 28, está marcada para a tarde desta terça-feira. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00