CAS aprova projeto que amplia acesso ao exame de ultrassonografia mamária pelo SUS — Rádio Senado
Comissões

CAS aprova projeto que amplia acesso ao exame de ultrassonografia mamária pelo SUS

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (22) um projeto (PLS 583/2015) que propõe a ampliação do acesso ao exame de ultrassonografia mamária pelo SUS. O objetivo é permitir o diagnóstico precoce do câncer de mama para ajudar a combater a doença.

O relatório da senadora Ângela Portela (PT – RO), também amplia o acesso para as pacientes com menos de 40 anos, com sinais da doença e histórico familiar ou que não possam ser expostas à radiação, desde que haja um pedido médico. Ângela Portela lembrou que o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras.

22/03/2017, 13h19 - ATUALIZADO EM 22/03/2017, 13h24
Duração de áudio: 02:11
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA UM PROJETO QUE AMPLIA O ACESSO AO EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA MAMÁRIA PELO SUS. LOC: O OBJETIVO É PERMITIR O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA PARA AJUDAR A COMBATER A DOENÇA. DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: A atual legislação assegura o exame gratuito de mamografia pelo Sistema Único de Saúde para as mulheres acima de 40 anos de idade. Para permitir o diagnóstico precoce do câncer de mama, o projeto da senadora Lúcia Vânia, do PSB de Goiás, assegura a ultrassonografia mamária a todas as mulheres entre 40 e 49 anos ou que tenham mamas muito densas. As que têm mais de 50 já fazem esse exame. O relatório da senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, também amplia o acesso para as pacientes com menos de 40 anos, com sinais da doença e histórico familiar ou que não possam ser expostas à radiação, desde que haja um pedido médico. Ângela Portela lembrou que o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras e destacou a importância da prevenção para combater a doença. (Ângela) “O controle do câncer de mama é prioridade da agenda de saúde no Brasil. Detectá-lo precocemente significa aumentar a sobrevida e as chances de cura” (Repórter) O senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, que é médico, elogiou a iniciativa e alertou para o aumento de casos de câncer de mama em mulheres jovens. (Caiado) “São estudos que mostram que existem casos em um percentual muito grande onde as mulheres em uma idade ainda fora daquela faixa maior da incidência poderiam ser diagnosticadas precocemente e como tal nós teríamos aí uma capacidade de atacar o problema sem que houvesse ainda a disseminação de linfonodos e de metástases” (Repórter) De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2016 foram diagnosticados cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. O texto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais deve ser encaminhado agora para a Câmara dos Deputados. PLS 583/2015

Ao vivo
00:0000:00