Ivo Cassol é escolhido para presidir a Comissão de Reforma Agrária
Transcrição
LOC: SENADOR IVO CASSOL, DO PP DE RONDÔNIA, É ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA.
LOC: JÁ NA PRIMEIRA REUNIÃO DO COLEGIADO, SENADORES DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA CRA PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO. REPÓRTER THIAGO MELO.
TÉC: Eleito para a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, afirmou que pretende agir com celeridade na votação de novos projetos e daqueles que já estão em análise. Segundo Cassol, a crise econômica brasileira só não está pior, graças ao setor agropecuário.
(I. Cassol) Que a gente possa fazer o melhor possível, uma vez que hoje o Brasil ainda se encontra num momento de crise mais estável graças ao agronegócio, graças ao homem do campo de mão calejada e que vai no sol a sol, acredita naquilo que faz.
(REP) O senador Pedro Chaves, do PSC de Mato Grosso do Sul, concordou que o setor do agronegócio é indispensável para a retomada do crescimento econômico do país, e destacou a importância da atuação da comissão.
(P. Chaves) Tenho certeza que a nova comissão vai na verdade implementar projetos importantes, alavancar ainda mais o agronegócio, que tem segurado inclusive o próprio PIB nacional.
(REP) O senador Dalírio Beber, do PSDB de Santa Catarina, aproveitou a oportunidade para lamentar a decisão do Governo de transferir do ministério da Agricultura para o ministério da indústria, Comércio Exterior e Serviços, a responsabilidade pela secretaria da pesca.
(D. Beber) Fomos surpreendidos com um decreto em que transfere, retira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a atividade pesqueira, e nós estamos hoje preocupados se isso não for revertido, que nós possamos ter um retrocesso ainda maior do que aquele que o setor da pesca enfrenta em nível de Brasil.
(REP) O senador Ivo Cassol concordou que a estrutura e o suporte técnico do Ministério da Agricultura são mais adequados para cuidar do setor pesqueiro. Ele afirmou que vai apresentar um decreto legislativo para sustar o efeito do decreto presidencial que promoveu a mudança. O vice-presidente eleito da comissão é o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia. Da Rádio Senado, Thiago Melo.