CRA pode votar criação de dois selos verdes para atestar o manejo sustentável do cacau — Rádio Senado
Comissões

CRA pode votar criação de dois selos verdes para atestar o manejo sustentável do cacau

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) pode votar neste ano a criação de dois selos verdes para atestar o manejo sustentável do cacau (PLC 64/2013). Os Selos Cacau Cabruca e Cacau Amazônia poderão ajudar na conservação dos biomas brasileiros, além de valorizar os produtos.

Para o senador Flexa Ribeiro (PSDB – PA), relator tanto da proposta de política de estímulo ao cacau cabruca, quanto da criação dos selos verdes, a certificação pode agregar valor e aumentar a rentabilidade dos produtores.

07/03/2017, 13h49 - ATUALIZADO EM 06/06/2024, 09h57
Duração de áudio: 02:11

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA PODE VOTAR NESTE ANO A CRIAÇÃO DE DOIS SELOS VERDES PARA ATESTAR O MANEJO SUSTENTÁVEL DO CACAU. LOC: OS SELOS CACAU CABRUCA E CACAU AMAZÔNIA PODERÃO AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS, ALÉM DE VALORIZAR OS PRODUTOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: O sistema de produção conhecido como “cacau-cabruca” ou simplesmente "cabruca", deriva da expressão "brocar", ou seja, fazer buracos na mata para plantar o cacau. Os defensores do sistema dizem que ele ajuda a manter os biomas Mata Atlântica e Amazônia, apresentando oportunidades para atuais e futuras gerações. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado já aprovou a criação da Política de Estímulo à Cacauicultura no Sistema Cabruca, e agora pode chancelar a criação dos selos verdes Cacau Cabruca e Cacau Amazônia. Para o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, relator tanto da proposta de política de estímulo ao cacau cabruca, quanto da criação dos selos verdes, a certificação pode agregar valor e aumentar a rentabilidade dos produtores. Ele lembra o que vem acontecendo com os produtos orgânicos. (FLEXA): Hoje já há uma demanda muito grande por produtos, inclusive de hortifrutigranjeiros, sem agrotóxicos. Então eles têm um valor de mercado superior ao de outros, que utilizam agrotóxicos, e são cada vez mais procurados. (REP): Flexa Ribeiro destaca que muitas empresas e países só compram mercadorias ou insumos que respeitam práticas modernas e sustentáveis de produção. Isso já acontece com a madeira, explica o senador, e é uma tendência irreversível. (FLEXA): Hoje muitos países não permitem a importação de produtos de madeira que não possuam essa chancela do selo verde, que não tem a procedência do produto de forma sustentável. A mesma coisa acontece ou vai acontecer com o cacau. (REP): Para receber os selos verdes, os agricultores deverão estar de acordo com todas as leis ambientais e trabalhistas nacionais, estaduais e municipais. Deverão também respeitar as características do sistema Cabruca ou do Bioma Amazônia. A regulamentação da lei irá detalhar, depois, esses requisitos. PROJETO DE LEI DA CÂMARA nº 64, de 2013

Ao vivo
00:0000:00