CCT vai debater desempenho do Brasil em exame internacional sobre Educação
![Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião para apresentação de relatório com conclusões da avaliação da política pública "Fundos de Incentivo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico". Logo depois, deliberativa com 48 itens. Entre eles, o PLS 696/2015, que determinar o uso obrigatório de recursos em pesquisa e desenvolvimento por empresas do setor elétrico em fontes alternativas.
Em pronunciamento, senador Cristovam Buarque (PPS-DF).
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião para apresentação de relatório com conclusões da avaliação da política pública "Fundos de Incentivo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico". Logo depois, deliberativa com 48 itens. Entre eles, o PLS 696/2015, que determinar o uso obrigatório de recursos em pesquisa e desenvolvimento por empresas do setor elétrico em fontes alternativas.
Em pronunciamento, senador Cristovam Buarque (PPS-DF).
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado](https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2016/12/06/cct-vai-debater-desempenho-do-brasil-em-exame-internacional-sobre-educacao/20161206_00566e/@@images/b535d7b0-990f-462d-b067-7a5d3dce92e8.jpeg)
Transcrição
LOC: O DESEMPENHO DO BRASIL NO PISA 2015 VAI SER TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
LOC: OS SENADORES QUEREM AVALIAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS TESTES INTERNACIONAIS, CONSIDERADO ABAIXO DO IDEAL NOS PADRÕES INTERNACIONAIS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.
(Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, pediu que a Comissão de Ciência e Tecnologia avalie o desempenho dos estudantes brasileiros no Pisa. A intenção do senador é juntar senadores da CCT e da Comissão de Educação para discutir o resultado do exame. O PISA é uma avaliação internacional para os alunos da faixa de 15 anos de idade de 70 países, organizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. O Brasil ficou no numero 63 no ranking na prova de ciências, no número 59 em leitura, e 66 em matemática. Na opinião de Cristovam Buarque, que já foi ministro da educação, é impossível que o país consiga desenvolver talentos na área de ciência, tecnologia e inovação se os alunos não alcançam níveis adequados de leitura, matemática e ciências na educação básica.
(Cristovam Buarque) “para que nós façamos uma sessão conjunta da cct com a comissão de educação para discutir a educação de base ciência e tecnologia. Esse gargalo, que por mais que coloquemos dinheiro na ciência e tecnologia, não vamos aproveitar totalmente. É como se a gente quisesse ter uma boa seleção de futebol, mas os jogadores só começando a jogar aos vinte anos”.
(Repórter) Participaram do exame de 2015, 23.141 estudantes nascidos no ano de 1999 das 27 unidades da federação, de 841 escolas. O foco do exame de 2015 foi a disciplina de ciências. O teste é aplicado nos 35 países integrantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e mais 35 países parceiros, entre eles, o Brasil. Ao todo, 70 países participam do exame. A data da reunião conjunta das duas comissões ainda não foi definida.