Senadores votam nesta terça primeiro turno da PEC do teto de gastos — Rádio Senado

Senadores votam nesta terça primeiro turno da PEC do teto de gastos

Senadores governistas apostam em mais de 60 votos para aprovar o primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55/2016) que estabelece um teto para os gastos públicos para os próximos 20 anos. Além de mudanças à proposta, a oposição promete retardar o processo de votação ao citar o caso de tráfico de influência no governo.

28/11/2016, 22h01 - ATUALIZADO EM 29/11/2016, 10h19
Duração de áudio: 01:49
A cúpula do Senado Federal está iluminada de azul para lembrar o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, comemorado hoje (5). A Comissão de Direitos Humanos (CDH) realizou debate sobre a doença, que é transmitida de forma hereditária e afeta órgãos como o pâncreas e o pulmão. 

Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Ana Volpe

Transcrição
LOC: SENADORES GOVERNISTAS APOSTAM EM MAIS DE SESSENTA VOTOS PARA APROVAR O PRIMEIRO TURNO DA PEC DO TETO DOS GASTOS. LOC: ALÉM DE MUDANÇAS À PROPOSTA, A OPOSIÇÃO PROMETE RETARDAR O PROCESSO DE VOTAÇÃO AO CITAR O CASO DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIA NO GOVERNO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. (HÉRICA): O presidente Michel Temer discutiu com os líderes aliados a votação da proposta que limita à inflação o aumento dos gastos públicos por 20 anos. O primeiro turno está marcado para esta terça-feira. O líder do governo no Congresso Nacional, senador Romero Jucá do PMDB de Roraima, aposta em mais de 60 votos favoráveis. Ele minimizou a tática da oposição de tentar impedir a votação citando a denúncia de tráfico de influência no governo. O ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, revelou que Temer teria pressionado para que ele atuasse junto ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – para liberar uma obra em Salvador de interesse do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Romero Jucá afirmou que o governo aguarda a conclusão das investigações da Polícia Federal. E ressaltou que os senadores sabem da importância do teto de gastos para o País. (Jucá_PEC55) O Senado já se abalou nem tinha porque se abalar com essa questão. Os senadores têm responsabilidade com o País. Portanto, vamos votar não somente a PEC dos Gastos, mas um grande programa de votações que vamos realizar até o dia 15 de dezembro. Inclusive, a votação em segundo turno da PEC entre os dias 13 e 15 de dezembro e a promulgação da PEC no dia 15 de dezembro. REP: A senadora Gleisi Hoffmann do PT do Paraná admite que o governo tem a maioria. Mas avisou que a oposição vai dificultar a votação e tentar mudar a proposta no Plenário. (Gleisi) Vamos tentar não deixar votar. vamos usar tudo o que regimentalmente for possível e impossível para que essa PEC não seja votada. Sei que o governo tem uma maioria aqui considerável. Se não conseguirmos isso, a grande briga será para que a gente aprove pelo menos o referendo. REP: Se aprovada em primeiro turno, a PEC do teto de gastos será votada novamente no dia 13 de dezembro. Da Rádio Senado, Hérica Christian. PEC 55/2016

Ao vivo
00:0000:00