CDR debate suspensão de programa que pretende implantar 270 aeroportos no país
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SE REUNIU NESTA QUARTA-FEIRA PARA DISCUTIR A SUSPENSÃO DO PROGRAMA DO GOVERNO QUE PRETENDIA IMPLANTAR 270 AEROPORTOS NO PAÍS.
LOC: OS SENADORES OUVIRAM REPRESENTANTES DO TRIBUNAL DE CONTAS E DO B-N-D-E-S NA TERCEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TEMA. A REPORTAGEM É DE DANTE ACCIOLY, NA LOCUÇÃO DE HEBERT MADEIRA:
(Repórter) O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional pretendia investir sete bilhões e 800 milhões de reais na reforma, ampliação e construção de aeroportos milhões de reais na reforma, ampliação e construção de aeroportos. A ideia era reduzir o preço das tarifas para os passageiros das regiões Norte e Centro-Oeste, que chegam a pagar passagens 30 por cento mais caras que os usuários do Sudeste. Mas o programa foi suspenso. O relator da avaliação da política pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, queria saber o quanto governo investiu até agora.
(Wellington Fagundes) o que queremos saber é o que foi feito. Quanto gastou em projetos e consultoria? O que foi gasto até agora é suficiente para fazer algum aeroporto? O programa foi lançado para construir 270 aeroportos. Quando fala em 270 aeroportos, cria expectativa muito grande na população que está lá na ponta. Seja nos prefeitos, nos vereadores, e, principalmente, o cidadão.
(Repórter) O TCU fez três fiscalizações no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. Na última, deu prazo para que o governo diga quando vai começar a implantar os novos aeroportos. Depois que o orçamento de 2017 for aprovado, o Ministério dos Transportes tem 60 dias para prestar as informações. O Tribunal também recomendou que populações isoladas tenham prioridade, segundo o Diretor da Secretaria de Infraestrutura, Francisco Giusepe Donato Martins.
(Francisco Giusepe Donato Martins) A cobertura da população nos municípios da Amazônia Legal na hora de priorizar os investimentos, tem que priorizar o que diz respeito aquela legislação que trata da Amazônia Legal. Então tem que levar em conta, na hora de priorizar investimentos.
(Repórter) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai abrir uma linha de financiamento para a privatização de quatro grandes aeroportos. Mas estuda a possibilidade de estender as concessões a pequenos e médios terminais, de acordo com o Chefe do Departamento de Desestatização, Fernando Tavares Camacho.
(Fernando Tavares Camacho) Essa é uma modelagem possível. E começar a pensar não apenas em aeroportos de forma isolada, mas numa malha aeroportuária sustentável. REC: Também convidado, o Banco do Brasil não mandou representante.