Entra em vigor lei que institui o Dia Nacional do Patrono da Construção Civil
Transcrição
LOC: JÁ ESTÁ EM VIGOR A LEI QUE INSTITUI O DIA NACIONAL DO PATRONO DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
LOC: A PROPOSTA É UMA HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA E TAMBÉM A SÃO FREI GALVÃO, CONSIDERADO O PATRONO DA CATEGORIA. OS DETALHES COM A REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ).
(Repórter) O Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil será comemorado no dia 25 de outubro. A lei que cria a data foi sancionada, com o objetivo de lembrar a importância da construção civil para o país. No Senado, o projeto foi analisado em caráter terminativo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, e também recebeu um texto substitutivo na Câmara dos Deputados. O autor da proposta, senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, afirma que os profissionais que atuam na área devem ser reconhecidos.
(José Agripino) O planejamento é uma coisa que já foi forte na administração pública do Brasil e deixou de ser. O planejamento é fundamentalmente executado por técnicos e ele é levado a efeito pelo que é planejado por engenheiros, são uma categoria que precisa ser lembrada e esse é o sentido projeto, e ser prestigiada.
(Repórter) José Agripino destacou, ainda, que a data corresponde ao dia da beatificação de Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, que é considerado um símbolo para a classe.
(José Agripino’) O Frei Galvão é o patrono escolhido pela categoria para ser o patrono da classe dos engenheiros. Então você homenageia o Frei Galvão e estabelece o dia de homenagem nacional aos engenheiros.
(Repórter) No ano 2000, Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II, e, depois de seis anos, canonizado pelo Papa Bento XVI. São Frei Galvão começou na construção como assistente de pedreiro e foi durante anos o responsável pelas obras do Mosteiro da Luz, em São Paulo, construção declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.