CDR debate infraestrutura e atualização da legislação para aviação regional no Brasil
Infraestrutura, subsídios e atualização da legislação são fatores que podem ampliar os destinos da aviação regional no Brasil. O assunto foi tema de debate em audiência pública com representantes de empresas aéreas na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) .
Transcrição
LOC: INFRAESTRUTURA, SUBSÍDIOS E ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SÃO FATORES QUE PODEM AMPLIAR OS DESTINOS DA AVIAÇÃO REGIONAL NO BRASIL.
LOC: O ASSUNTO FOI TEMA DE DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA COM REPRESENTANTES DE EMPRESAS AÉREAS NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES:
TÉC: A audiência faz parte do ciclo de debates que vai subsidiar o relatório da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo sobre o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional - a política pública eleita para avaliação pelo colegiado em 2016. A dificuldade para ampliar as rotas aéreas regionais no Brasil, segundo os representantes das empresas de aviação, está relacionada à infraestrutura deficiente, bem como à legislação inadequada. Patrizia Xavier, representante da Azul Linhas Aéreas, ressaltou que as normas são muito rigorosas e quer que elas sejam flexibilizadas.
(PATRIZIA, 23”) “São regras e recomendações internacionais que não foram adaptadas, simplesmente, elas foram incorporadas à legislação nacional e elas hoje trazem muito óbice ao desenvolvimento da aviação regional. E a gente acredita que elas podem ser flexibilizadas e adaptadas ao mercado regional, ao mercado brasileiro com segurança”.
(Iara): Essa também foi a opinião do diretor executivo da Gol Linhas Aéreas, Alberto Fajerman.
(FAJERMAN) “E aí é onde que acho que para esses destinos onde ninguém voa hoje e há um desejo que se voe, eu acredito que se tenha que ter uma legislação completamente diferente da que existe hoje para o resto do pais”.
(Iara): Para que a aviação atenda a mais localidades do país, a representante da Latam Airlines, Tatiana Viana, defendeu a inclusão das cargas aéreas no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional.
(TATIANA). Nós entendemos que a carga aérea precisaria ser incluída também neste plano. Não é só o transporte de passageiros que traz desenvolvimento econômico para as regiões. A carga aérea também traz desenvolvimento. E além de trazer desenvolvimento, ela é um elemento chave para diminuir os custos das operações”.
(Iara): O relator do Programa, senador Wellington Fagundes, do PR do Mato Grosso, reconhece o avanço que a aviação nacional já conquistou, mas defende a ampliação dos destinos para que sejam melhor atendidas as necessidades continentais do país.
(WELLINGTON). Um setor extremamente importante que nós temos muito a avançar no Brasil. Nesses últimos anos, avançamos porque até dez anos atrás andar de avião era coisa para rico. Hoje o trabalhador anda de avião. O trabalhador, o cidadão, já conquistou isso e nós queremos melhorar, ou seja, para ampliar a base que possa utilizar do sistema de transporte, principalmente, da aviação regional civil”.
(Iara): A CDR poderá realizar outras audiências e um seminário com a participação de representantes do setor aéreo para discutir o assunto. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.