Municípios irão às urnas no dia 02 de outubro para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores
Transcrição
LOC: MUNICÍPIOS BRASILEIROS SE PREPARAM PARA ESCOLHER PREFEITOS, VICES-PREFEITOS E VEREADORES NO DIA 02 DE OUTUBRO, O PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS.
LOC: A PREVISÃO É QUE A MAIORIA DAS CAPITAIS REALIZE SEGUNDO TURNO NO DIA 30, ÚLTIMO DOMINGO DE OUTUBRO. DETALHES COM O REPÓRTER THIAGO MELO.
TÉC (Repórter) Mais de cinco mil municípios brasileiros irão às urnas no dia 02 de outubro, para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, pelo menos 92 municípios do país devem realizar segundo turno no dia 30 de outubro, incluindo 25 capitais. Pela Constituição, deve haver eleição em segundo turno para prefeito, quando nenhum dos candidatos consegue mais da metade dos votos válidos. Neste caso, disputam o segundo turno os dois candidatos mais votados. A regra vale apenas para municípios com mais de 200 mil habitantes. O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, destacou a importância e a responsabilidade dos eleitores na hora de escolher os gestores.
(Capiberibe). No geral a eleição é muito importante, porque há também uma certa desconfiança na representação política. Daí a importância de reforçar nessa campanha a necessidade da transparência, dos gastos públicos.
(Repórter) A região nordestina é a área com maior número de municípios que participarão das eleições, são quase duas mil cidades, com destaque para os estados do Maranhão e da Paraíba, que juntos têm quase um quarto do total. Capiberibe ressaltou a necessidade de uma reforma política para incentivar a participação popular.
(Capiberibe) O sistema que está aí, ele apodreceu. É necessário modificar completamente as leis que regem as campanhas eleitorais para que elas se tornam efetivamente mais democráticas.
(Repórter). Nas eleições deste ano, candidatos e eleitores devem ficar atentos às novas regras durante a campanha e o dia de votação. Para os candidatos fica proibido o uso de efeitos especiais nas propagandas eleitorais na TV e no rádio, e o teto de gasto de campanha de prefeito é de 100 mil reais em municípios com até 10 mil habitantes. Eleitores têm até o dia 22 de setembro para solicitar a segunda via do título de eleitor. Da Rádio Senado, Thiago Melo.
.