Plenário aprova criação de um grupo parlamentar de amizade Brasil-Argentina no Senado Federal
Transcrição
LOC: O PLENÁRIO APROVOU A CRIAÇÃO DE UM GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE BRASIL-ARGENTINA NO SENADO FEDERAL PARA PERMITIR UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE OS LEGISLATIVOS DOS DOIS PAÍSES.
LOC: PARA O RELATOR DO PROJETO, SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE, A PROPOSIÇÃO PREENCHE UMA LACUNA NAS RELAÇÕES BILATERAIS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
TÉC (Repórter): A iniciativa é mais um instrumento de aproximação entre os parlamentos do Brasil e da Argentina. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, que relatou o projeto em plenário, lembrou que existem vários grupos parlamentares de amizade com países da Europa, da Ásia, da África, mas havia essa lacuna com a Argentina. Viana explicou o que diz o projeto de resolução aprovado pelo Senado:
(JORGE VIANA): institui como serviço de cooperação interparlamentar o fórum parlamentar brasil-argentina. é tão somente isso. mas abre um espaço para trabalho nas mais diferentes áreas, especialmente aproximando os dois parlamentos e compartilhando um pouco a responsabilidade do papel que esses dois países têm aqui no continente.
(Reporter): Também o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, comemorou a criação do grupo parlamentar e já se candidatou a integrar o colegiado:
(WALDEMIR MOKA): eu acho que, realmente, estimular o comércio bilateral do brasil e da argentina é importante. estimular essa relação entre os dois parlamentos é uma coisa fundamental, eu diria. faço parte da comissão de agricultura, da saúde, da infraestrutura, principalmente do segmento da agricultura, onde o brasil e a argentina estabelecem relações comerciais importantes.
(Repórter): A Argentina é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. O projeto de resolução do Senado segue para promulgação. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 39, DE 2016