CI debate projeto que prevê instalação de pontos de recarga de veículos elétricos
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LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA PROJETO DE LEI QUE OBRIGA AS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA A INSTALAR PONTOS DE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EM ESTACIONAMENTOS PÚBLICOS.
LOC: REPRESENTANTES DE FÁBRICAS DE AUTOMÓVEIS, DA ANEEL E DE EMPRESAS DE ENERGIA APRESENTARAM AOS SENADORES ESTIMATIVAS DE CUSTOS E OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA INICIATIVA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
TÉC: A proposta, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados, determina que o Poder Público deverá reservar as vagas para os equipamentos. E as distribuidoras serão ressarcidas por conta desse novo custo operacional. Segundo Daniel Mendonça, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, e Felipe Zaia, da CPFL Energia, um único ponto de recarga rápida sai hoje em torno de 50 a 80 mil reais. Hugo Lamin, da Agência Nacional de Energia Elétrica, lembrou que o brasileiro já divide a conta de cerca 7 bilhões de reais anuais de subsídios dados, por exemplo, a consumidores de baixa renda e do campo. E a instalação e a manutenção dos pontos de recarga seriam mais um item nessa equação. (HUGO): Seria justo o consumidor de energia elétrica arcar com o custo adicional de uma infraestrutura pública de recarga que será utilizada ocasionalmente, e por poucos? E esses poucos são aqueles, teoricamente, que têm um poder aquisitivo maior e que vão ter a aquisição desses veículos elétricos?
(REP): Antônio Megale, da Associação Brasileira de Fabricantes de Veículos Automotores, e Ricardo Guggisberg, da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, disseram que a criação de pontos de recarga em locais públicos sem dúvida é um atrativo para a popularização do carro elétrico. Mas Ricardo Guggisberg afirmou que o maior empecilho para vermos mais veículos elétricos nas ruas é o preço, inflado principalmente pela carga tributária.
(RICARDO): É de conhecimento de todos que o veículo elétrico paga 25% de IPI enquanto um flex paga 11%, mesmo sabendo que a eficiência energética do elétrico é incontestavelmente maior. Outro ponto fundamental e a redução do Imposto de Importação para os componentes também.
(REP): O senador Jorge Viana, do PT do Acre, é o relator do projeto de lei na Comissão de Infraestrutura. Ele considerou a audiência esclarecedora.
(JORGE): Simplifica dizer o seguinte: O usuário, tendo ou não carro elétrico, vai pagar a conta. E aí entra essa lógica que acabamos de ver nessa audiência que foi muito rica, de que sem estudar direitinho o custo disso pode custar caro e inviabilizar o projeto do carro elétrico com críticas. Essa audiência nos coloca um pouco os pés no chão.
(REP): Jorge Viana anunciou a disposição de apresentar um novo texto que contemple incentivos para os veículos elétricos sem, no entanto, onerar o consumidor.
PROJETO DE LEI DA CÂMARA 65, DE 2014