Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno deverá ganhar mais municípios
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) deverá ganhar mais municípios. É o que preveem projetos (PLC 102/2015) que foram discutidos nesta quarta-feira (27) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O RIDE, que recebe recursos federais, tenta fortalecer atividades para gerar renda e emprego nos próprios municípios. Isto levaria menos pessoas para disputar o mercado de trabalho no Distrito Federal e sobrecarregar a rede de serviços públicos, principalmente hospitais e escola.
O senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, é um dos que defendem a inclusão de mais municípios na RIDE.

Transcrição
LOC: A REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO DEVERÁ GANHAR MAIS MUNICÍPIOS.
LOC: É O QUE PREVÊM PROJETOS QUE FORAM DISCUTIDOS HOJE NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO.
TÉC: A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, conhecida como RIDE, foi criada em 1998. Ela engloba 22 municípios ao redor do Distrito Federal – 19 no estado de Goiás e mais três em Minas Gerais. O programa, que recebe recursos federais, tenta fortalecer atividades para gerar renda e emprego nos próprios municípios. Isto levaria menos pessoas para disputar o mercado de trabalho no Distrito Federal e sobrecarregar a rede de serviços públicos, principalmente hospitais e escola. O problema é que a desigualdade ainda é gigantesca, uma vez que o DF concentra cerca de 95% do PIB da região, e o entorno ainda é marcado por baixos índices de desenvolvimento social. O senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, é um dos que defendem a inclusão de mais municípios na RIDE.
(Hélio José): São os municípios que serão beneficiados com desenvolvimento e maior ligação socioeconômica com o Distrito Federal. Para o subsecretário da RIDE, Itamar da Silva Lima, não adianta apenas aumentar o número de municípios no programa.
(Itamar): A demanda é grande, o desafio é grande. Então não podemos aqui só tratar de ampliar a RIDE. Temos de tratar também da questão de investimentos. O Superintendente do Consórcio de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região, José Roberto Castilho, afirmou que é necessário incluir a iniciativa privada no processo.
(José Roberto): A iniciativa privada hoje é um grande parceiro porque os municípios estão vivendo uma dificuldade financeira muito grande.
(REP) Sérgio Magno Carvalho de Souza, representante de Ministério da Integração Nacional, disse que os municípios precisam desenvolver atividades econômicas sustentáveis que aproveitem os recursos naturais e humanos de cada localidade. Além disso, os governos federal, estaduais e municipais têm que repensar o modelo de financiamento, uma vez que a RIDE nem consta do Plano Orçamentário Plurianual.
(Sérgio): Há uma necessidade maior do próprio modelo de gestão e de modelo de financiamento da RIDE.
(REP): Até junho deste ano o Ministério da Integração Nacional pretende publicar um estudo sobre os impactos da ampliação da RIDE.
PLC 102/2015