Delcídio falta pela terceira vez e Conselho de Ética marca novo depoimento para próxima terça — Rádio Senado
Conselho de Ética

Delcídio falta pela terceira vez e Conselho de Ética marca novo depoimento para próxima terça

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado (CEDP) aprovou a convocação de Delcídio do Amaral (Sem partido/MS) para depor na próxima terça-feira (26). Essa será a última tentativa do colegiado de ouvir a defesa do senador. O relator do processo, senador Telmário Mota (PT/RR), informou que concluirá o relatório sem o depoimento, se Delcídio faltar mais uma vez.

19/04/2016, 14h19 - ATUALIZADO EM 19/04/2016, 14h53
Duração de áudio: 02:06
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) realiza depoimento pessoal do Representado, senador Delcídio do Amaral, no âmbito da Representação nº 1, de 2015, de acordo com o Requerimento CEDP nº 8, de 2016, aprovado na última reunião do Colegiado. 

*Senador Delcídio não comparece à reunião. 

Mesa: 
senador Telmário Mota (PDT-RR); 
presidente da CEDP, senador João Alberto Souza (PMDB-MA); 
vice-presidente da CEDP, senador Paulo Rocha (PT-PA) 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela / Agência Senado

Transcrição
LOC: O CONSELHO DE ÉTICA APROVOU A CONVOCAÇÃO DE DELCÍDIO DO AMARAL PARA DEPOR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. LOC: ESSA SERÁ A ÚLTIMA TENTATIVA DO COLEGIADO DE OUVIR A DEFESA DO SENADOR. CASO ELE FALTE NOVAMENTE, O DEPOIMENTO SERÁ DISPENSADO PELO RELATOR. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO. TÉC: O senador Delcídio do Amaral, de Mato Grosso do Sul, faltou pela terceira vez ao depoimento marcado no Conselho de Ética. Sua defesa pediu ao colegiado para aguardar a chegada de documentos pedidos ao Supremo Tribunal Federal: a cópia da delação premiada de Nestor Cerveró e a gravação feita por seu filho, Bernardo Cerveró, que motivou a prisão de Delcídio por tentar atrapalhar as investigações. O advogado Raul Amaral considera o acesso a essas informações fundamental para a defesa do senador. (Raul Amaral) Para não haver prejuízo ao contraditório e à ampla defesa, deverá sim o senador ser ouvido já com o conhecimento prévio de toda a produção probatória que foi requerida e deferida neste conselho. O senador, ele não abre mão de estar aqui esclarecendo todas as dúvidas. (Repórter) Os senadores, no entanto, se demonstraram irritados com mais um adiamento. O Conselho rejeitou o pedido da defesa e cancelou o pedido dos autos ao Supremo. Vários senadores chegaram a pedir a dispensa do depoimento, mas com um compromisso da defesa de que o senador viria na próxima reunião, deram uma última oportunidade. Os senadores aprovaram então a convocação de Delcídio do Amaral. O relator do processo, Telmário Mota, do PDT de Roraima, disse que se ele faltar novamente, vai concluir o relatório sem o depoimento. (Telmário Mota) Essa Casa entendeu que o que nós já temos hoje é o suficiente, porque nós estamos julgando aqui a questão do decoro. Na próxima terça-feira o senador Delcídio estará aqui na oitiva para a gente concluir a peça final. Se ele não vier q gente vai cumprir o que determina o regimento que é a conclusão do relatório. Ele acaba de dizer, por exemplo que não pode vir aqui e aí vai dar entrevista. Ou seja, agora por último ele já quer julgar, de réu ele passou a ser julgador, ele já quer agora julgar o impeachment. Então aqui o Senado não vai ser a Câmara com certeza, onde réus vão estar julgando ninguém. (Repórter) O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, sugeriu que, para evitar um futuro questionamento judicial sobre a dispensa do depoimento, o Supremo seja comunicado sobre todas as tentativas do Conselho de Ética de ouvir Delcídio do Amaral. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.

Ao vivo
00:0000:00