CRA aprova incentivos ao cultivo de cacau no sistema cabruca
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) aprovou projeto de lei (PLC nº 100/2014) que concede incentivos ao cultivo de cacau no sistema conhecido como cabruca. Cabruca é um sistema agroflorestal tradicional que maneja culturas à sombra das árvores nativas da mata atlântica. Segundo o relator da matéria, senador Flexa Ribeira (PSDB – PA) a criação da Política de Estímulo à Cacauicultura no Sistema Cabruca pode auxiliar a preservar centenas de espécies vegetais e animais no país.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA APROVOU PROJETO DE LEI QUE CONCEDE INCENTIVOS AO CULTIVO DE CACAU NO SISTEMA CONHECIDO COMO CABRUCA.
LOC: CABRUCA É UM SISTEMA AGROFLORESTAL TRADICIONAL QUE MANEJA CULTURAS À SOMBRA DAS ÁRVORES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
TÉC: O sistema de produção conhecido como “cacau-cabruca” ou simplesmente "cabruca", deriva da expressão "brocar", ou seja, fazer buracos na mata para plantar o cacau. Os defensores do sistema dizem que ele ajuda a manter os biomas Mata Atlântica e Amazônia, apresentando oportunidades para atuais e futuras gerações. A criação da Política de Estímulo à Cacauicultura no Sistema Cabruca pode auxiliar a preservar centenas de espécies vegetais e animais no país, concordou o relator, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará.
(FLEXA): No mérito, destacam-se os benefícios da adoção do Sistema Cabruca para a sustentabilidade da geração de emprego e renda, oriundos da atividade cacaueira, e para a preservação de significativa parcela do espaço de ocorrência da vegetação primária de Mata Atlântica.
(REP): De acordo com o texto aprovado, o Poder Público deverá identificar e, por meio de incentivos econômicos, fomentar a manutenção de áreas de cultivo do cacaueiro no sistema cabruca. A criação da Política de Estímulo à Cacauicultura no Sistema Cabruca, que já havia sido aprovada na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, segue para votação no Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.
PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 100, de 2014