CCT aprova projeto da Lei Geral das Olimpíadas — Rádio Senado
Esporte

CCT aprova projeto da Lei Geral das Olimpíadas

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT)   aprovou o projeto da Lei Geral das Olimpíadas (PLC nº 02/2016) que regulamenta questões como a venda de ingressos, os direitos do uso de imagem pelas emissoras de TV, a responsabilidade do Brasil se houver danos ao Comitê Olímpico Internacional, e até mesmo a operação nos aeroportos durante os jogos.

Para o senador Lasier Martins (PDT – RS), relator do projeto de lei na CCT, alguns pontos ainda poderão gerar polêmica em outras comissões do Senado. É o caso da meia-entrada nos ingressos para estudantes e idosos.

22/03/2016, 13h12 - ATUALIZADO EM 22/03/2016, 13h55
Duração de áudio: 01:42
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião deliberativa para apreciar, dentre outros, o PLC 2/2016, que dispõe sobre medidas relativas aos jogos olímpicos de 2016. 

À mesa, o presidente da CCT, senador Lasier Martins (PDT-RS). 

Bancada: 
senador Cristovam Buarque (PPS-DF); 
senador Valdir Raupp (PMDB-RO); 
senador Ivo Cassol (PP-RO) - em pronunciamento; 
senador Omar Aziz (PSD-AM) 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO APROVA PROJETO DA LEI GERAL DAS OLIMPÍADAS LOC: MAS RELATOR ALERTA QUE COBRANÇA DE MEIA-ENTRADA PARA ESTUDANTES E IDOSOS AINDA PODE CAUSAR POLÊMICAS NO DEBATE. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A lei geral das Olimpíadas regulamenta questões como a venda de ingressos, os direitos do uso de imagem pelas emissoras de TV, a responsabilidade do Brasil se houver danos ao Comitê Olímpico Internacional, e até mesmo a operação nos aeroportos durante os jogos. Em muitos pontos, o texto segue os princípios da lei geral adotada para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Estão previstas multas e até prisão de quem pratique atividades consideradas criminosas, como no caso dos cambistas. Para o senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, relator do projeto de lei na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, alguns pontos ainda poderão gerar polêmica em outras comissões do Senado. É o caso da meia-entrada nos ingressos para estudantes e idosos. (Lasier Martins) Para os estudantes e para os idosos (...) o preço da entrada é metade com base no preço da entrada mínima. E isso vai dar discussão. (Repórter) No relatório, Lasier Martins também destacou, entre outros pontos, a proteção aos direitos das emissoras de rádio e TV que pagaram para transmitir com exclusividade e na íntegra as competições nas Olimpíadas. (Lasier Martins) Pretende com isso impedir que os veículos que não pagaram pelos direitos de transmissão obtenham vantagem comercial indevida. (Repórter) O projeto de lei geral das Olimpíadas está em regime de urgência no Senado e também terá que passar pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, e de Educação, Cultura e Esporte. PLC 2/2016

Ao vivo
00:0000:00