Embalagens de água sanitária e soda cáustica poderão ter regras mais rígidas de segurança

Transcrição
LOC: EMBALAGENS DE ÁGUA SANITÁRIA E SODA CÁUSTICA PODERÃO TER DE SEGUIR REGRAS MAIS RÍGIDAS DE SEGURANÇA.
LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
(Repórter) O projeto aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor diz que a água sanitária e a soda cáustica líquida só poderão ser comercializadas no varejo em embalagens rígidas, opacas e herméticas, com tampa de “dupla segurança”, aquelas que têm um mecanismo que dificulta sua abertura por crianças. Além disso, os rótulos devem conter advertência sobre os perigos de intoxicação e lesões em caso de ingestão do produto. O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, apresentou parecer favorável ao projeto, que é de autoria do senador José Maranhão, do PMDB da Paraíba:
(Valdir Raupp) Na justificação, o autor do projeto aponta que o objetivo do projeto é proteger crianças e adolescentes contra a ingestão acidental do produto. Ele também argumenta que existe falta de supervisão e negligência dos responsáveis no que tange ao ato de guardar essas substâncias em locais acessíveis a crianças e ao seu acondicionamento em embalagens inadequadas e atrativas.
(Repórter) O senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, que é médico, afirmou que a ingestão acidental de produtos como a soda cáustica, quando não mata, é uma das principais causas da estenose do esôfago:
(Ronaldo Caiado) Aquela parte do esôfago fica totalmente incapaz de poder se alimentar porque o estrangulamento é de tal ponto que as pessoas, normalmente, são submetidas a várias cirurgias para corrigir a estenose do esôfago.
(Repórter) O projeto que torna mais rígidas as regras de segurança para embalagens de água sanitária e soda cáustica líquida segue para análise na Comissão de Assuntos Sociais.
Projeto número: PLS 676/2015

