Projeto obriga aeroportos a disponibilizarem vagas gratuitas de estacionamento — Rádio Senado
Social

Projeto obriga aeroportos a disponibilizarem vagas gratuitas de estacionamento

Um projeto em análise no Senado estabelece que aeroportos de todo o país disponibilizem vagas gratuitas no estacionamento. A proposta (PLS nº 408 de 2015) ainda prevê as vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência.

Para o autor do projeto, senador Hélio José (PMDB-DF), a intenção é diminuir os gastos dos cidadãos. Segundo o senador, há casos em que o tempo de permanência por diárias nos estacionamentos dos aeroportos chega a ser mais caro do que as passagens aéreas compradas em promoções.

26/01/2016, 11h50 - ATUALIZADO EM 06/06/2024, 09h44
Duração de áudio: 01:44

Transcrição
LOC: UM PROJETO EM ANÁLISE NO SENADO QUER OBRIGAR AERPORTOS DE TODO O PAÍS A DISPONIBILIZAREM VAGAS GRATUITAS DE ESTACIONAMENTO. LOC: A PROPOSTA AINDA PREVÊ AS VAGAS ESPECIAIS PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. TEC: Parar o carro em aeroportos sempre foi uma dificuldade pra todo mundo. Muitas vezes a saída é apenas deixar o passageiro perto dos terminais e seguir com o carro. Ou parar em estacionamentos pagos que geralmente cobram altos valores. A expansão de muitos aeroportos no país não trouxe solução para este problema. Pelo contrário. Em Brasília, por exemplo, a expansão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek trouxe mais dor de cabeça para os motoristas. A única alternativa é o estacionamento pago. E quem insiste em estacionar em local proibido é multado pelo Detran. Preocupado com o transtorno que a falta de estacionamento tem causado em aeroportos, o senador Hélio José, do PMB do Distrito Federal, apresentou um projeto que obriga que aeroportos do país ofereçam estacionamento público e gratuito. Ele explica que a intenção é diminuir os gastos dos cidadãos. (HÉLIO JOSÉ) As pessoas tem que se deslocar de carro e muitas vezes esse usuário tem que gastar até mais do que algumas passagens que se compra em promoção para pagar estacionamento, então nada mais justo do que uma concessão pública, que haja um percentual gratuito para que os usuários possam usar de uma forma racional, de uma forma alternativa. (Repórter) Pelo texto, a quantidade de vagas gratuitas não poderá ser inferior a dez por cento das que são pagas; os estacionamentos públicos terão de seguir as normas de acessibilidade com vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência. A proposta será analisada pelas comissões de Infraestrutura e de Constituição e Justiça. Se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.

Ao vivo
00:0000:00