Comissão Senado do Futuro quer aprofundar debate sobre mobilidade urbana, saneamento e recursos hídricos

Transcrição
LOC: EM 2016 A COMISSÃO SENADO DO FUTURO VAI APROFUNDAR O DEBATE SOBRE QUESTÕES DE MOBILIDADE URBANA, SANEAMENTO PÚBLICO E RECURSOS HÍDRICOS.
LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO PRETENDE DISCUTIR ESSES TEMAS COM ESPECIALISTAS DE UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISA. REPÓRTER FLORIANO FILHO.
TÉC: A industrialização do Brasil no século passado provocou um deslocamento gigantesco para centros urbanos. Atualmente, mais de 80% dos brasileiros vivem em cidades. Mas as políticas públicas, principalmente na infraestrutura básica, não acompanharam as novas demandas sociais. No ano passado a Comissão Senado do Futuro discutiu questões prioritárias para o desenvolvimento social do país, como explica o presidente da comissão, senador Wellington Fagundes, do PR do Mato Grosso: (Wellington ’ ’’) Hoje nós temos problemas sérios na questão da mobilidade urbana, no saneamento básico. Hoje a água já falta em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e, por incrível que pareça, em Manaus nós temos problemas sérios de água potável.
(REP) Para o senador, um dos principais desafios hoje é o uso de tecnologias sustentáveis para a produção de alimentos, preservando a qualidade de vida das pessoas. Este ano ele pretende convidar pesquisadores para discutir esses assuntos na Comissão. Uma das ideias é analisar o uso dos mananciais de água, já que muitas nascentes estão sendo soterradas pelas construções e pavimentações nas cidades.
(Wellington) “Se você vai entupindo, vai acabando com a permeabilidade do solo, aí vem as enchentes, vem essas catástrofes que estão acontecendo ”
(REP) Na última reunião de 2015, a Comissão Senado do Futuro examinou um relatório com sugestões sobre urbanização sustentável, enviado ao Ministério do Meio Ambiente. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

