Senado participa de comemorações da semana da Consciência Negra
Transcrição
LOC: COMEÇOU NESTA SEGUNDA E SEGUE ATÉ O DIA 20 A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
LOC: O SENADO PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES COM UMA SÉRIE DE ATIVIDADES. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.
(Repórter) Desde 2011, o dia 20 de novembro é uma data para discutir os desafios da superação do racismo no Brasil. O Senado Federal lembra a data com diversas iniciativas, como audiências públicas, sessões de homenagens e o Prêmio Abdias do Nascimento, um incentivo aos brasileiros que combatem o preconceito. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, presidente da Comissão de Direitos Humanos, acredita que a Semana da Consciência Negra é um momento importante para que as pessoas reflitam sobre os efeitos violentos que a intolerância pode provocar na sociedade.
(Paulo Paim) “É uma forma também de dar um alerta ao país mediante aos fatos que vem acontecendo na Europa, na própria condição dos imigrantes, o que aconteceu na França. Que nós temos que ter uma política de paz em toda sua amplitude, a cultura de paz tem que ser divulgada, para que o fato lamentável como o assassinato de jovens não continue a acontecer”.
(Repórter) Neste ano, as atividades começaram no dia 16 de novembro, com o lançamento da campanha “Novembro pela igualdade Racial” e seguem até o dia 20, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Nesta quarta-feira, acontece a Marcha das Mulheres Negras, na Esplanada dos Ministérios. Este é o primeiro ano que três ministérios trabalham de forma conjunta para organizar a Semana da Consciência Negra. A campanha Novembro pela Igualdade Racial terá a exibição de peças publicitárias na televisão e internet com o objetivo de valorizar a cultura negra e reverter representações negativas da pessoa negra na mídia.