TV pública e cinema brasileiro são temas de debate no Conselho de Comunicação Social — Rádio Senado
Comunicação

TV pública e cinema brasileiro são temas de debate no Conselho de Comunicação Social

09/11/2015, 19h48 - ATUALIZADO EM 09/11/2015, 19h48
Duração de áudio: 02:04
CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: Audiência com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel; debate com a presidente do Conselho Curador da EBC, Ana Luiza Fleck Saibro; discussão dos efeitos da crise econômica sobre o setor da Comunicação Social
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A TV PÚBLICA E O CINEMA BRASILEIRO FORAM TEMAS DE UM DEBATE NO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NESTA SEGUNDA-FEIRA. LOC. RESULTADOS DE PESQUISAS E INVESTIMENTOS FORAM APRESENTADOS NA REUNIÃO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) A curadora da Empresa Brasileira de Comunicação, Ana Luiza Fleck Saibro, e a professora Maria Helena Weber, Coordenadora da Pesquisa de Conteúdo da Programação da TV Brasil, apresentaram o resultado da análise conduzida em 15 capitais brasileiras. Entre os pontos negativos da TV Brasil, os espectadores mencionaram a falta de coerência e continuidade na programação. Como pontos positivos a valorização da cultura brasileira, a programação infantil educativa e a discussão de temas ligados à cidadania. Maria Helena Weber apresentou algumas sugestões para aumentar a efetividade do serviço. (Maria Helena Weber) “Valorização de espaços entre programas com planejamento diferenciado sobre inserção da publicidade respeitando a lógica da programação, tipo, campanha de prevenção contra a AIDS ou dengue poderia estar organizada próximo de programas de comportamento ou que falam sobre saúde”. (Repórter) O conselheiro Celso Schroder sugeriu que o conselho curador da EBC busque recursos para fazer um estudo comparativo entre a atuação da TV Brasil e uma emissora de TV Comercial para acabar com estereótipos. (Celso Schroder) “Eu acho que poderia produzir uma pesquisa comparativa com a televisão comercial brasileira. Não a partir dos interesses da televisão comercial brasileira mas a partir dos interesses deste conselho, que pretende saber como é que esta a produzir da televisão publica brasileira. Acho que será extramente rico”. (Repórter) O presidente da Agência Nacional de Cinema, Manoel Rangel, falou sobre os investimentos do governo para fomentar o setor. Segundo ele, a expectativa do governo é atingir a meta de digitalização de 95% das salas de cinema do país até o fim do ano de 2015 por meio de um programa específico de financiamento e facilidades na importação de aparelhos de projeção. A próxima reunião do Conselho de Comunicação Social está marcada para o dia 7 de dezembro.

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