CPI do Carf rejeita requerimentos de convocação dos ex-ministros Gilberto Carvalho e Erenice Guerra — Rádio Senado
Comissões

CPI do Carf rejeita requerimentos de convocação dos ex-ministros Gilberto Carvalho e Erenice Guerra

A CPI do Carf rejeitou por unanimidade os requerimentos de convocação dos ex-ministros Gilberto Carvalho e Erenice Guerra, além do filho do ex-presidente Lula, Luis Claudio Lula da Silva. A convocação e a quebra dos sigilos de Juliano Nardes também foram rejeitadas.

Senadores da base aliada do governo argumentaram que as convocações não têm relação com o objeto de investigação da CPI. O senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) estranhou a rejeição das proposições.

05/11/2015, 13h05 - ATUALIZADO EM 05/11/2015, 13h17
Duração de áudio: 01:55
Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar denúncias nos julgamentos realizados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: A CPI DO CARF REJEITOU POR UNANIMIDADE OS REQUERIMENTOS DE CONVOCAÇÃO DOS EX-MINISTROS GILBERTO CARVALHO E ERENICE GUERRA, ALÉM DO FILHO DO EX-PRESIDENTE LULA, LUIS CLAUDIO LULA DA SILVA. A CONVOCAÇÃO E A QUEBRA DOS SIGILOS DE JULIANO NARDES TAMBÉM FORAM REJEITADAS. LOC: SENADORES DA BASE ALIADA DO GOVERNO ARGUMENTARAM QUE AS CONVOCAÇÕES NÃO TÊM RELAÇÃO COM O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DA CPI. REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC: Autor dos requerimentos de convocação dos ex-ministros e do filho do ex-presidente Lula, o presidente da CPI, senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, defendeu a aprovação dos pedidos: (ATAÍDES) Diante desses novos fatos deflagrados pela Operação Zelotes, eu vejo que há fraturas expostas com relação a esses três convocados. Eu queria que Vossas Excelências atendessem ao nosso pedido. (Repórter) Já a relatora, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, criticou a reapresentação dos requerimentos que já haviam sido rejeitados pela CPI: (VANESSA) Nós estamos diante de requerimentos cujo o objetivo é meramente político, não tem nenhuma ligação com o objeto desta CPI. Pela terceira vez estamos apreciando o mesmo requerimento. (Repórter) A quebra dos sigilos fiscal e bancário da empresa de marketing esportivo do filho do ex-presidente Lula, a LFT, também foi rejeitada. Os senadores ainda rejeitaram a convocação e quebra dos sigilos de Juliano Nardes, que, de acordo com as investigações da operação Zelotes, é um dos envolvidos no esquema de fraudes em julgamentos no Carf. O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, estranhou a rejeição das proposições. (RANDOLFE) Eu quero saber o que está se passando para não quererem transferir o sigilo do senhor Carlos Juliano Nardes e para não convocá-lo. Quais as razões que levam. Em uma acareação aqui nesta CPI, confirmaram o envolvimento dele, a participação dele frequentando a empresa do senhor José Ricardo. (Repórter) Na avaliação do senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, a CPI já possui documentos suficientes para investigar a participação de Juliano Nardes, sendo desnecessária a convocação e suas transferências de sigilos. A CPI prossegue com seus trabalhos até o dia 18 de dezembro.

Ao vivo
00:0000:00