Trabalhadores de telemarketing reivindicam regulamentação da profissão e piso salarial nacional
Transcrição
LOC: A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO E UM PISO SALARIAL NACIONAL.
LOC: ESSA FOI A REIVINDICAÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES DE TELEMARKETING QUE PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PUBLICA DA COMISSÃO DE DIREITO HUMANOS NESTA TERÇA FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS:
TÉC.: Segundo dados dos sindicatos dos trabalhadores do setor, 70 por cento da mão de obra do telemarketing é formada por mulheres e a maioria está no seu primeiro emprego. Para evitar a precarização do trabalho e o adoecimento dos jovens que estão na profissão, os representantes dos trabalhadores querem a regulamentação da profissão, como explicou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing de Campinas
(Vivian Queiroz) “um piso mínimo que para nos não é o decente, é o mínimo. De pelo menos de mil e cinquenta reais para o trabalhador, carga horária e não de seis horas e vinte como tem sido feito e adicional de penosidade como já é previsto na constituição para que os trabalhadores de nossa categoria sejam respeitados”.
(Repórter) Enquanto o setor patronal defendeu o teleatendimento como um dos setores da economia que continua em crescimento e oferece pleno emprego, os representantes da justiça do trabalho, e dos trabalhadores da categoria denunciaram à Comissão de Direitos Humanos os diversos casos de assédio moral, insalubridade, salários baixos e diversos tipos de abusos. O senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul vai relatar o projeto de iniciativa popular na CDH.
(Paulo Paim) “eu assumo a relatoria e nos votaremos primeiro aqui e claro que antes da votação nos faremos outra audiência publica onde apresentarei o relatório a toda a sociedade, aos representantes da categoria, as confederações e se houver concordância ele vai à votação na outra semana”.
(Repórter) Hoje a remuneração da categoria gira em torno de um salário mínimo e a tendência das empresas é migrar para as regiões norte e nordeste onde o custo da mão de obra é menor. Segundo o sindicato do setor, a média de tempo em que um operador de telemarketing fica no mesmo emprego é de dois anos e na maioria das vezes é o próprio empregado quem pede demissão devido às péssimas condições de trabalho.