Comissões vão discutir na quarta importância da primeira infância — Rádio Senado
Comissões

Comissões vão discutir na quarta importância da primeira infância

Três comissões do Senado (CAS, CDH  e CE) discutem nesta quarta-feira (21)  em audiência pública a importância da primeira infância. A fase da vida que vai da gravidez aos seis anos é fundamental para o desenvolvimento físico e emocional do ser humano.

O senador Paulo Paim (PT – RS) defende políticas específicas do governo, ações da sociedade e responsabilidade das famílias para assegurar qualidade de vida às crianças Quem quiser participar da audiência com comentários ou perguntas pode acessar o Portal e-Cidadania, na página do senado na internet, ou ligar para o Alô Senado, no 0800612211.

19/10/2015, 11h21 - ATUALIZADO EM 19/10/2015, 11h39
Duração de áudio: 02:02
Foto: Pedro França / Agência Senado

Transcrição
LOC: TRÊS COMISSÕES DO SENADO DISCUTEM NESTA QUARTA-FEIRA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA. LOC: A FASE DA VIDA QUE VAI DA GRAVIDEZ AOS SEIS ANOS É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E EMOCIONAL DAS PESSOAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: Os senadores das comissões de Assuntos Sociais, Direitos Humanos e Educação discutem em uma audiência pública nesta quarta-feira a importância da primeira infância. Especialistas são unânimes em apontar que a fase da vida que vai da barriga da mãe aos primeiros seis anos é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional e mental dos futuros adultos. Os médicos, psicólogos e educadores do Brasil e da França vão debater a chamada epigenética e o desenvolvimento infantil. Entre outros pontos, o campo de conhecimento revela como o ambiente familiar e as experiências físicas e afetivas e situações vividas pela mãe durante a gravidez podem influenciar a personalidade e a saúde da criança. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, defendeu políticas específicas do governo, ações da sociedade e responsabilidade das famílias para assegurar qualidade de vida às crianças (Paim) “Cada dia mais a ciência revela que os primeiros anos de vida e a infância como um todo são essenciais para a formação de pessoas felizes, saudáveis e preparadas para enfrentar o dia a dia ao longo de suas vidas. Um estudo recente da escola de economia de Londres constatou que a estabilidade emocional do lar tem mais influência na felicidade futura das crianças do que o dinheiro ou um bom desempenho acadêmico” (Cardim) O audiência pública interativa faz parte da 8ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. Quem quiser participar com comentários ou perguntas pode acessar o Portal e-Cidadania, na página do senado na internet, ou ligar para o Alô Senado, no 0800612211.

Ao vivo
00:0000:00