CDH discute desparecimentos de crianças e promove lançamento de site para esclarecer casos — Rádio Senado
Comissões

CDH discute desparecimentos de crianças e promove lançamento de site para esclarecer casos

Cinquenta mil crianças e adolescentes desaparecem por ano no Brasil. Esse dado foi citado na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos  e Legislação Participativa do Senado (CDH) que debateu o tema nesta quarta-feira (14). Durante a audiência, foi lançada uma nova página do Conselho Federal de Medicina na internet como ferramenta de busca e denúncia.

O senador Cristovam Buarque (PDT – DF) pediu apoio a um projeto de sua autoria (PLS nº 110/2014) que exige que todas as emissoras de televisão sejam obrigadas a reservar um minuto em horário nobre para divulgar o rosto de crianças e também adultos, a maioria deles idosos, que estão desaparecidos.

14/10/2015, 13h14 - ATUALIZADO EM 14/10/2015, 14h18
Duração de áudio: 01:58
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: 50 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESAPARECEM POR ANO NO BRASIL. PARA DISCUTIR O TEMA, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO PROMOVEU UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM QUE FOI LANÇADA UMA NOVA PÁGINA DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA NA INTERNET COMO FERRAMENTA DE BUSCA E DENÚNCIA. LOC: A ATIVIDADE FAZ PARTE DA SEMANA DA CRIANÇA, QUE VAI ATÉ 18 DE OUTUBRO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: TÉC: Ricardo Albuquerque Paiva, do Conselho Federal de Medicina, disse que a nova página na Internet www.criançasdesaparecidas.org é uma ferramenta utilizada pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina para colaborar na elucidação de casos de desaparecimento. A entidade defende uma política pública permanente e pede a aprovação de um projeto de lei com quatro artigos: Um que determina ser de responsabilidade da autoridade policial a notificação compulsória ao Banco de Dados Nacional de Desaparecidos, outro exige o registro de identidade aos dois anos de idade para que a Polícia Federal possa fazer o reconhecimento e resgate das crianças, e outro que incentive campanhas para divulgar medidas para evitar e também explicar como proceder nesses casos. (RICARDO) Dessa forma estaríamos atacando os dois lados da questão: o lado do resgate e o lado de evitar o desaparecimento. (REP) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, ressaltou que é alarmante o fato de mais de cinquenta mil crianças desaparecerem a cada ano no Brasil. (PAIM) Talvez nos falte imaginação para sequer vislumbrar as aflições terríveis por que essas crianças passam nas ruas, nas mãos de exploradores sexuais e de trabalho infantil, nas mãos de traficantes, resta-nos o alento de saber que por parte do governo federal e outras entidades, há um trabalho importante de cadastramento, e esforços para que sejam resgatados. (REPÓRTER) O senador Cristóvam Buarque, do PDT do Distrito Federal, pediu apoio a um projeto dele que exige que todas as emissoras de televisão sejam obrigadas a reservar um minuto em horário nobre para colocar o rosto de crianças e também adultos, a maioria deles idosos, que estão desaparecidos.

Ao vivo
00:0000:00