CMA debate preservação ambiental e o desenvolvimento do Rio Araguaia — Rádio Senado
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CMA debate preservação ambiental e o desenvolvimento do Rio Araguaia

16/09/2015, 19h08 - ATUALIZADO EM 16/09/2015, 19h14
Duração de áudio: 02:06
Geraldo Magela / Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DEBATE A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DO RIO ARAGUAIA. LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA VISA CONTRIBUIR PARA A ANÁLISE DO PROJETO QUE ESTABELECE A PRESERVAÇÃO DO LEITO E O CURSO NATURAL DO RIO. REPÓRTER CINTHIA BISPO. TÉC: (Repórter) O projeto de lei da senadora licenciada Kátia Abreu, atual ministra da Agricultura, define regras para a preservação do Rio Araguaia. A proposta proíbe a construção de qualquer tipo de barragem, eclusa, comporta ou alargamento de canais que altere o curso natural ou a calha principal do rio. Durante a audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, o coordenador da Agência Nacional de Águas, Wagner Martins, defendeu a preservação e as áreas de proteção ambiental próximas às margens do Araguaia. O senador Donizeti Nogueira, do PT de Tocantins, reforçou que o projeto será um marco ambiental e socioeconômico. (Donizeti) O projeto da senadora Kátia Abreu, que não é uma ambientalista, ela é uma produtora, traz uma provocação positiva no sentido de como viabilizar a agricultura, como viabilizar a navegação de forma racional e sustentável. (Reporter).: Esta é a primeira de duas audiências públicas sobre o projeto, que tem parecer pela rejeição na Comissão de Meio Ambiente. Para o relator, senador Douglas Cintra, do PTB de Pernambuco, a proposta não amplia o aproveitamento hidrelétrico que o rio oferece e nem leva em consideração a importância da navegação para a produção dos estados inseridos na bacia do rio. Opinião similar foi defendida pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviário, Adalberto Tokarski. (Tokarski) Nós que defendemos o avanço da ferrovia norte sul, se deixar ela sozinha, ela vai por o preço que ela quer. Quem que concorre à uma ferrovia? Uma rodovia? Não. Querer fazer um projeto de incentivo para melhoramento do rio, recuperação para apoiar o turismo, vamos fazer. Agora, você fechar a porta para o futuro, aprova-se um projeto aqui e você ceifa a possibilidade de se chegar navegando no centro do Brasil. (Repórter).: Durante a audiência, o representante do Ministério do Transportes informou que não há previsão de investimento até 2031 para que o Rio Araguaia possa ser navegável. Na próxima quarta-feira, o encontro será com representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria de Patrimônio da União e da Universidade Federal de Tocantins. Da Rádio Senado, Cinthia Bispo. PLS 248/2014

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