CPI do Carf ouve ex-funcionário da empresa SGR Consultoria — Rádio Senado
Investigação

CPI do Carf ouve ex-funcionário da empresa SGR Consultoria

A CPI do Carf ouviu nesta quinta-feira (03) três convocados, entre eles, um ex-funcionário da empresa SGR consultoria, investigada pela Operação Zelotes da Polícia Federal.  Hugo Borges confirmou que sacou altos valores em nome da empresa que, segundo ele, podem ultrapassar R$ 5 milhões. O presidente da CPI, senador Ataídes Oliveira (PSDB – TO), estranhou o fato de os empréstimos serem feitos a juros zero com recursos de uma empresa de consultoria com vários sócios.

O ex- presidente do Carf, Edson Pereira Rodrigues, também convocado pela CPI, apresentou um habeas corpus e não respondeu à maioria das perguntas dos senadores.

03/09/2015, 13h20 - ATUALIZADO EM 03/09/2015, 14h26
Duração de áudio: 02:05
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CPI DO CARF OUVIU NESTA QUINTA-FEIRA TRÊS CONVOCADOS, ENTRE ELES, UM EX-FUNCIONÁRIO DA EMPRESA SGR CONSULTORIA, INVESTIGADA PELA OPERAÇÃO ZELOTES. LOC: HUGO BORGES CONFIRMOU QUE SACOU ALTOS VALORES EM NOME DA EMPRESA QUE, SEGUNDO ELE, PODEM ULTRAPASSAR 5 MILHÕES DE REAIS. REPÓRTER PAULA GROBA. (Repórter) O ex-funcionário da SGR Consultoria, Hugo Rodrigues Borges, confirmou os saques de altos valores das contas do escritório no qual um dos sócios era o ex-conselheiro José Ricardo da Silva. Hugo Borges, que trabalhou nas empresas da família do ex-conselheiro por quase 10 anos, revelou que chegou a sacar 1 milhão e 200 mil reais em uma semana. Segundo relatos do senador José Pimentel, do PT do Ceará, as investigações confirmam que houve a retirada de pelo menos 3 milhões de 800 mil reais. O ex-funcionário declarou que a quantia do valor retirado foi ainda maior e disse que estranhava o alto valor dos saques. (Hugo Borges) Eu saco um montante desse dinheiro, esse dinheiro vai pro escritório, um monte de conta pendente pra pagar, conta atrasada, conta de telefone e no decorrer da semana cadê o dinheiro? (Repórter) Hugo Borges revelou que os valores eram separados e entregues a pessoas que iam ao escritório. Mas disse que não sabe os nomes de quem recebia os recursos. Ele ainda revelou que eram frequentes as visitas dos ex-ministros Erenice Guerra, da Casa Civil, e Silas Rondeau, de Minas e Energia. E citou um encontro no escritório, com a participação do ex-governador do Ceará, Cid Gomes. Já o irmão de José Ricardo, Flávio Rogério da Silva, também ouvido pela CPI, informou que desconhece as atividades no Carf e na empresa de consultoria SGR. Ele é sócio do irmão na empresa da família Terra Fértil. E admitiu que pegou empréstimos que totalizam 4 milhões de reais, sem juros, com José Ricardo. O presidente da CPI, senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, estranhou o fato de os empréstimos serem feitos a juros zero com recursos de uma empresa de consultoria com vários sócios. (Ataídes Oliveira) Eu tenho uma empresa, tenho a senadora Vanessa como sócia e de repente eu empresto um dinheiro desta empresa a juros zero com a taxa de juros que o país tem convivido aí nos últimos anos a juros zero. (Repórter) O ex- presidente do Carf, Edson Pereira Rodrigues, também convocado pela CPI, apresentou um habeas corpus e não respondeu à maioria das perguntas dos senadores. LOC: A FILHA DE EDSON PEREIRA RODRIGUES, MEIGAN SACK RODRIGUES, TAMBÉM CONVOCADA PELA CPI, APRESENTOU UM ATESTADO MÉDICO E NÃO COMPARECEU À REUNIÃO.

Ao vivo
00:0000:00