Cristovam elogia exame, mas acredita que ele pode ser aprimorado — Rádio Senado

Cristovam elogia exame, mas acredita que ele pode ser aprimorado

LOC: O ENEM É UMA MANEIRA BASTANTE EFICIENTE PARA AVALIAR OS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO, MAS O EXAME PODE SER APRIMORADO.  

LOC: A AVALIAÇÃO É DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, E PROFESSOR NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) As provas do Enem de 2012 vão acontecer no sábado, dia 3 de novembro, e no domingo, dia 4. Os portões dos locais de acesso ao exame vão ser abertos ao meio-dia e fechados à uma da tarde. É importante observar que esse horário segue a hora de Brasília. Então, no Acre, por exemplo, os inscritos na avaliação deverão chegar às dez da manhã e os testes começam a ser aplicados às onze horas. O Ministério da Educação divulgou que o número de inscritos é de quase cinco milhões e oitocentas mil pessoas. As mulheres são maioria e seiscentos e trinta e oito mil e cento e setenta e seis inscritos buscam a certificação no ensino médio. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que foi reitor da Universidade de Brasília e ministro da Educação considera que o Enem é um instrumento muito importante para medir a qualidade do ensino médio no país. 

(Cristovam Buarque) Como toda avaliação do processo educacional é uma coisa muito positiva. Só lamento é que o Enem, que já vem sendo feito há muitos anos só passou a merecer atenção da mídia depois que se transformou em um instrumento de seleção para a universidade. 

(Repórter) Mas Cristovam acha que a eficiência do exame poderia ser maior, se as provas fossem aplicadas ao final de cada um dos anos do ensino médio. Programa deste molde já funciona na UnB e é uma das formas de acesso à universidade. 

(Cristovam Buarque) Um sistema que eu defendo e que eu implantei no Distrito Federal , chamado Programa de Avaliação Seriada, é uma espécie de Enem, só que feito em três vezes. No final do primeiro ano, no final do segundo e no final do terceiro e a gente usa a média para entrar na UnB, por exemplo. 

(Repórter) Para fazer as provas, os candidatos deverão apresentar documento de identificação com foto. Além disso, é preciso levar caneta esferográfica preta, feita com material transparente. Mais informações sobre o Enem estão disponíveis no telefone 0800 616161.
01/09/2015, 10h48 - ATUALIZADO EM 01/09/2015, 10h48
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00