Projeto que incentiva aproveitamento da água da chuva é aprovado na CMA
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou um projeto (PLS nº 326/2015) que incentiva o aproveitamento da água da chuva. A proposta Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e inclui o aproveitamento de águas pluviais como um dos seus objetivos.
Para o relator da matéria na CMA, senador Otto Alencar (PSD-BA), a proposta pode aliviar as consequências e evitar o agravamento da crise hídrica em vários estados que sofrem atualmente com o abastecimento de água.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE APROVOU UM PROJETO QUE INCENTIVA O APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA.
LOC: A PROPOSTA BUSCA ALIVIAR AS CONSEQUÊNCIAS E EVITAR O AGRAVAMENTO DA CRISE HÍDRICA NO PAÍS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
Téc: O projeto do senador Donizeti Nogueira, do PT de Tocantins, inclui entre os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos o incentivo à captação, à preservação e ao aproveitamento da água da chuva. O texto busca prevenir a escassez, estimular o uso racional e reduzir o desperdício de água. O relator, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, lembrou que vários estados sofrem atualmente com o abastecimento de água e justificou que a proposta pode aliviar as consequências e evitar o agravamento da crise hídrica. Segundo o senador, o problema não existe apenas no Brasil já que aproximadamente 40% da população mundial têm dificuldades de acesso à água.
(Otto) Nos últimos cem anos a população cresceu três vezes e o consumo de água cresceu sete vezes, mais do que o dobro. O consumo de água para consumo animal, consumo humano, irrigação, produção de energia elétrica, consumo industrial. Então isso é uma coisa para chamar a atenção do país e do mundo inclusive, que o mundo passa por este momento.
(REPÓRTER) O projeto aprovado na Comissão de Meio Ambiente deve ser encaminhado agora para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, George Cardim.