Senadores garantem agilidade na sabatina de recondução de procurador-geral da República
Transcrição
LOC: SENADORES GARANTEM AGILIDADE NA SABATINA DE RECONDUÇÃO DO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA.
LOC: RODRIGO JANOT LIDEROU A LISTA TRÍPLICE ENCAMINHADA PELA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES DA REPÚBLICA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC: Rodrigo Janot está à frente do Ministério Público Federal há dois anos. Na formulação da lista tríplice organizada pela Associação Nacional dos
Procuradores da República, ele obteve 799 votos, seguido dos subprocuradores-gerais Mario Bonsaglia com 462, Raquel Dodge com 402 e Carlos Santos com 217. Por respeito à decisão da categoria, a presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Senado a indicação de Janot para um novo mandato de dois anos na Procuradoria-Geral da República. Diante da aprovação interna, o líder da oposição, senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, espera que o Senado apenas chancele a decisão dos próprios procuradores. (A.Dias) Janot foi o mais votado com uma votação expressiva dos seus colegas, o que recomenda a sua indicação e tem atendido às exigências da sociedade com uma postura ética implacável e com uma demonstração de independência e imparcialidade em suas decisões. Por isso, merece a recondução.
REPÓRTER: A senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, espera que a Comissão de Constituição e Justiça possa realizar em breve a sabatina.
(Gleisi) É uma expectativa positiva de que ocorra rápido e que a Comissão de Constituição e Justiça o aprove. Afinal, ele está sendo enviado pela presidenta e foi o mais votado. Acho que esse será o posicionamento da Casa. REP: A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, ressaltou o papel de Rodrigo Janot na Operação Lava-Jato.
(Ana Amélia) Os senadores precisam entender a missão que cabe ao procurador de continuar esse trabalho que ele iniciou com tanto senso de responsabilidade, equilíbrio e visão republicana, cumprindo rigorosamente o rito processual. Um procurador extremamente discreto que está cumprindo o seu papel.
REPÓRTER: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, se comprometeu em votar a indicação de Janot no Plenário no mesmo dia em que o nome dele for aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.