Senado pode votar obrigação para que toda faixa de pedestre seja iluminada
Transcrição
LOC: O SENADO PODE VOTAR EM BREVE A OBRIGAÇÃO PARA QUE TODA FAIXA DE PEDESTRE SEJA ILUMINADA.
LOC: UMA PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E SEGUIU PARA A ANÁLISE DO PLENÁRIO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
(Repórter) A proposta muda o Código de Trânsito Brasileiro para prever a iluminação das faixas de pedestre, com o objetivo de evitar atropelamentos. O projeto, do deputado Antonio Bulhões, do PRB de São Paulo, já foi aprovado pela Câmara e precisa do aval do Senado e da sanção presidencial para se tornar realidade. Ele argumenta que a má iluminação das ruas e a redução de até 30% da capacidade de enxergar à noite aumentam o risco de atropelamento. A ideia inicial era que a obrigação fosse aplicada às faixas em locais de grande circulação de pedestres. O relator, senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, concordou com a necessidade de iluminação das faixas, mas ampliou a proposta para que todas as travessias de pedestre sejam iluminadas.
(Marcelo Crivella) As más condições de visibilidade das ruas e avenidas contribuem para elevar o número de atropelamentos. A faixa de pedestre é o local adequado à travessia de pessoas, mas é preciso chamar a atenção dos condutores dos veículos da sua existência, de maneira que haja tempo suficiente para reduzir a velocidade ou parar o veículo. Quanto maior a atenção do condutor, maiores as condições de proporcionar uma travessia segura para os pedestres. Por fim, entendemos que todas as faixas de pedestre devem ser sinalizadas e iluminadas independentemente do horário, e de serem ou não de grande circulação.
(Repórter) O senador Crivella sugeriu ainda que, como se trata de um critério técnico, o Contran, Conselho Nacional de Trânsito, fique responsável por estabelecer as condições mínimas de iluminação para garantir a visualização dos pedestres a uma distância que permita a parada dos veículos, com segurança.