CPI que investiga assassinato de jovens vai ouvir ex-comandante da PMRJ — Rádio Senado

CPI que investiga assassinato de jovens vai ouvir ex-comandante da PMRJ

LOC: A CPI QUE INVESTIGA O ASSASSINATO DE JOVENS DEVE OUVIR O EX-COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO, O CORONEL ÍBIS SILVA PEREIRA. 

LOC: A AUDIÊNCIA DEVERÁ OCORRER EM AGOSTO E TERÁ COMO TEMA A RELAÇÃO DAS POLÍCIAS MILITARES COM AS MORTES DE JOVENS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: A CPI do Assassinato de Jovens deverá agora ouvir o chefe de gabinete do comando geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Íbis Silva Pereira, que defende uma mudança radical do modo de ação das polícias. O convite foi aprovado em reunião extraordinária da CPI. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, defendeu a vinda do coronel para apresentar dados e indicadores sobre homicídios de jovens nos últimos anos: 

(LINDBERGH) É alguém por dentro da estrutura da Polícia Militar, que fala que é necessário haver uma mudança profunda nas polícias brasileiras. Então acho que o coronel Íbis alia o conhecimento teórico dele com o conhecimento prático. 

(REPÓRTER) Também foi aprovada solicitação para que o cientista político Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública, assessore os trabalhos da CPI. Lindbergh Farias defende que o colegiado apresente propostas inovadoras, pois uma constante nas audiências tem sido às críticas à guerra às drogas: 

(LINDBERGH) Aqui no Brasil a gente gasta bilhões e bilhões numa estrutura em que você coloca como prioridade central da segurança pública o combate ao tráfico de drogas...Então não tem como desarmar a força da violência que existe no entorno do tráfico sem discutirmos o fim dessa política de guerra às drogas. 

(REPÓRTER) A CPI ainda deverá realizar uma série de audiências públicas nas cidades de Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Luziânia e São Paulo.
08/07/2015, 06h20 - ATUALIZADO EM 08/07/2015, 06h20
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00