Renan apresenta proposta que cria a autoridade fiscal — Rádio Senado

Renan apresenta proposta que cria a autoridade fiscal

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO APRESENTA PROPOSTA QUE CRIA A AUTORIDADE FISCAL.  

LOC: ESSE TÉCNICO VAI ACOMPANHAR A CONTABILIDADE DO GOVERNO FEDERAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Em resposta às mudanças constantes nos indicadores econômicos e nas manobras contábeis do governo federal, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, defende a criação da Autoridade Fiscal Independente. Segundo ele, essa espécie de auditor será um técnico escolhido pelo Congresso Nacional com a missão de acompanhar a execução da política fiscal, relacionada à arrecadação e aos gastos do governo considerando a inflação e a meta de superávit, a poupança destinada ao pagamento dos juros da dívida. Renan Calheiros avalia que a Autoridade Fiscal Independente vai reforçar o papel fiscalizador do Congresso Nacional. 

(Renan Calheiros) Para não acontecer essas coisas com quais estamos tendo que conviver, as pedaladas. Tem que buscar definitivamente uma qualidade do superávit e tem que dar qualidade ao gasto público. Acho que o papel do Congresso, mais do que comentar, é apresentar saídas. 

(Repórter) O líder do governo no Senado, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, defendeu cautela na discussão da proposta ao destacar que o Tribunal de Contas da União já cumpre com esse papel junto das comissões permanentes do Congresso Nacional. 

(Delcidio do Amaral) É importante registrar que outros Parlamentos não têm o Tribunal de Contas da União. Então, eles estruturam órgãos para fazer esse tipo de papel. Nós temos o Tribunal de Contas da União, que serve de acompanhamento e fiscalização do Congresso Nacional. Sem falar nas Comissões permanentes que executam esse mesmo papel. Vou dar o exemplo da Comissão que eu presido, que é a Comissão de Assuntos Econômicos. 

(Repórter) A chamada Autoridade Fiscal Independente existe nos Estados Unidos e na Inglaterra.
24/06/2015, 09h00 - ATUALIZADO EM 24/06/2015, 09h00
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00