CAS conclui votação da proposta que reserva a idosos 6% das moradias do Minha Casa, Minha Vida — Rádio Senado

CAS conclui votação da proposta que reserva a idosos 6% das moradias do Minha Casa, Minha Vida

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS CONCLUIU A VOTAÇÃO DA PROPOSTA QUE RESERVA AOS IDOSOS SEIS POR CENTO DAS MORADIAS DE PROGRAMAS HABITACIONAIS DO GOVERNO, COMO O MINHA CASA, MINHA VIDA. 

LOC: O TEXTO SEGUE AGORA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O projeto assegura às pessoas com mais de 60 anos pelo menos seis por cento das moradias populares oferecidas em programas habitacionais públicos, como o Minha casa, minha vida. Metade dessas vagas deve ser destinada para idosos de baixa renda, que recebem até três salários mínimos. O relatório do senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, também estabelece que as moradias devem ser construídas no térreo ou no primeiro andar, para garantir mais autonomia e mobilidade às pessoas com dificuldades de locomoção nesta faixa etária. Segundo dados do IBGE, o Brasil tem mais de 26 milhões de idosos. A senadora Marta Suplicy, de São Paulo, lembrou que a população está cada vez mais velha e defendeu que os idosos devem ter este tipo de reserva para a compra da casa própria. 

(Marta) Com o envelhecimento de nossa população o que nós temos hoje de pessoas que moram sozinhas, e que não conseguem se manter pagando um aluguel e que não têm mais família que as acudam ou que têm família mas não pode acolhê-las, este projeto tem um relevância enorme. 

(REPÓRTER) Atualmente, o Programa Minha Casa, Minha Vida já destina três por cento das moradias para idosos e outros três por cento para pessoas com deficiência. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.
24/06/2015, 12h24 - ATUALIZADO EM 24/06/2015, 12h24
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00