CAS aprova projeto que estabelece prioridade no transporte de órgãos — Rádio Senado

CAS aprova projeto que estabelece prioridade no transporte de órgãos

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU O PROJETO QUE ESTABELECE PRIORIDADE AO TRANSPORTE DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE EM EMPRESAS AÉREAS. 

LOC: O RELATOR, SENADOR WALDEMIR MOKA, DISSE QUE A PROPOSTA PODE AJUDAR A SALVAR VIDAS, JÁ QUE CERCA DE 38 MIL BRASILEIROS AGUARDAM NA FILA DE ESPERA DOS TRANSPLANTES. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O relatório do senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, estabelece prioridade e assegura espaço em aviões, helicópteros e barcos para o transporte de partes do corpo humano, tecidos e órgãos destinados ao transplante e tratamento de saúde. O traslado pode ser feito por órgãos públicos, como os bombeiros, instituições militares, como a FAB, ou empresas de transporte de pessoas e cargas, como as companhias aéreas. Mas em vez de reserva permanente de vagas, o que poderia causar um custo adicional às empresas do setor, o projeto prevê que as companhias possam abrir espaço para a equipe de transplante cancelando a reserva de outro passageiro por justa causa, sem serem penalizadas. Quem desrespeitar a regra pode ser punido com multa de até quatro milhões e 200 mil reais. O senador Waldemir Moka, que é médico, argumentou que a rapidez no transporte de órgãos pode ajudar a salvar milhares de vidas, já que cerca de 38 mil brasileiros aguardam na fila dos transplantes. 

(Moka) É comum você tem a doação de um órgão em uma cidade mas os doadores que estão esperando para receber este órgão muitas vezes o órgão não é compatível. Mas existem em outras cidades e em outros municípios pessoas compatíveis com este órgão. Então é preciso ter agilidade para transportar estes órgãos doados. 

(REPÓRTER) Segundo o projeto, o transporte deve ser feito em local adequado, seguindo as regras sanitárias. A matéria já foi aprovada pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Sociais e segue direto para a Câmara dos Deputados. 
24/06/2015, 12h16 - ATUALIZADO EM 24/06/2015, 12h16
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00