Senadores lamentam morte do ex-deputado federal Paes de Andrade — Rádio Senado

Senadores lamentam morte do ex-deputado federal Paes de Andrade

LOC: SENADORES LAMENTAM A MORTE DO EX-DEPUTADO FEDERAL PAES DE ANDRADE. 

LOC: TAMBÉM ADVOGADO E PROFESSOR, ELE FALECEU NESTA QUARTA-FEIRA, EM BRASÍLIA, AOS 88 ANOS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TEC: (Repórter) Diversos senadores manifestaram seu pesar em plenário pela morte do ex-presidente da Câmara dos Deputados e embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade. Ele foi o fundador do MDB, que se transformaria posteriormente no PMDB. Nascido em Mombaça, no Ceará, foi onze vezes presidente interino do Brasil, entre 1989 e 1990, durante o Governo de José Sarney. Conterrâneo do ex-deputado, o senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, afirmou que a vida pública de Paes de Andrade foi inspiradora para os cearenses e para todos os brasileiros. 

(Tasso) Marcou, com certeza, várias gerações de políticos no estado do Ceará. Foi professor da Universidade Federal do Ceará, tendo várias obras importantes escritas na área do Direito, constitucionalista, e deixa um profundo vazio na política cearense.

(Repórter) Já a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, destacou a satisfação com que Paes de Andrade identificava suas origens. 

(Vanessa) Alguém que tinha muito orgulho de ser nordestino e lutar pela sua terra. Fazia questão de falar em alto e bom som de onde veio, quais as suas raízes e quão necessário era a luta em favor do desenvolvimento da região.

(Repórter) O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, lembrou da postura combativa de Paes de Andrade durante o regime militar.  

(Aloysio) Eu tinha por Paes de Andrade um enorme apreço. Um homem culto, de grande cultura jurídica, de grande cultura história. Paes de Andrade foi um político que se notabilizou pela conduta desassombrada nos momentos mais difíceis do regime ditatorial.

(Repórter) Paes de Andrade era sogro do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, também do Ceará. Eunício afirmou que o legado de Paes de Andrade está sintetizado em uma frase que o ouviu dizer: “O que eu vou deixar para meus netos e meus filhos são as minhas mãos limpas e a minha honra”. Casado com Zilda Maria de Andrade, ele tinha quatro filhos. Da Rádio Senado.
17/06/2015, 05h12 - ATUALIZADO EM 17/06/2015, 05h12
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00