Senado aprova urgência para projeto que disciplina as sabatinas — Rádio Senado

Senado aprova urgência para projeto que disciplina as sabatinas

LOC: O PLENÁRIO APROVOU PEDIDO DE URGÊNCIA PARA PROJETO QUE DISCIPLINA AS SABATINAS. 

LOC: ATÉ QUE SEJA VOTADO, NENHUM NOVO NOME SERÁ APRECIADO. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) Um projeto de resolução do Senado estabelece regras mais claras para as sabatinas realizadas pelos senadores. Eles têm a competência constitucional de analisar a indicação de ministros do Tribunal de Contas da União, Procurador-Geral da República, presidentes e diretores do Banco Central, entre outros. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, informou que até que o projeto seja votado, nenhum outro nome será submetido à apreciação. 

(Renan Calheiros) “É importante mais do que nunca, em função do número de sabatinas que nós estamos sendo obrigados a realizar, que nós tenhamos regras claras de transparência, de prazo, para que a gente não faça absolutamente nada como algumas vezes nós tivemos que fazer. ” 

(Repórter) A comissão de Constituição e Justiça promoveu a sabatina de dez indicados para o Conselho Nacional do Ministério Público ao mesmo tempo. O senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, autor do projeto, disse que a situação da CCJ é fruto da ausência de uma regulamentação clara. Para o vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, situações como esta arranham a imagem da comissão. 

(Jorge Viana) “Eu fiquei constrangido de termos uma sabatina com dez sabatinados ao mesmo tempo, uma mesa puxadinha do lado, não tinha como acomodar os sabatinados. Isso depõe contra uma das mais importantes da Casa .” 

(Repórter) A presidência informou que o projeto será analisado antes do recesso parlamentar, em julho. Se aprovado, cada senador poderá falar por até dez minutos, sendo concedido o mesmo prazo para a resposta do indicado. Também fica assegurado o direito de réplica e de tréplica de cinco minutos. 
17/06/2015, 08h37 - ATUALIZADO EM 17/06/2015, 08h37
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00