CDH aprova projeto que permite serviço militar para mulheres — Rádio Senado

CDH aprova projeto que permite serviço militar para mulheres

LOC: O SERVIÇO MILITAR PODERÁ SER PRESTADO TAMBÉM POR MULHERES. É O QUE PREVÊ UM PROJETO APROVADO HOJE NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. 

LOC: PELO TEXTO, QUE AINDA SERÁ ANALISADO PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES, A DECISÃO SERÁ OPCIONAL. REPÓRTER PAULA GROBA: 

TÉC: A ideia da senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, autora do projeto, é incluir a mulher em todas as atividades do serviço militar. Ela justifica que apesar de as mulheres já ocuparem muitos cargos, concorrerem a promoções nas mesmas condições de igualdade que os militares do sexo masculino e com critérios de avaliação de desempenho profissional sem discriminação, a maioria das oficiais e sargentos ainda está lotada nos quartéis-generais, nas organizações militares de saúde, nos estabelecimentos de ensino e nos órgãos de assessoramento. Ao citar que esta regra já vale em outros países, como Israel, Àfrica e Moçambique, o relator do projeto, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que a proposta merece ser aprovada por seguir o preceito de igualdade entre gêneros em todas as atividades. 

(PAIM) O resultado é riquíssimo de convivência entre ambos os sexos e o mais importante, de abertura para mais um espaço para a atuação da mulher. 

(Repórter) A senadora Regina Souza, do PT do Piauí, também elogiou a proposta. Para ela, esta é mais uma vitória rumo à igualdade entre homens e mulheres. 

(REGINA SOUSA) Acho que é oportuno que esse projeto seja aprovado, é mais um passo na conquista das mulheres. 

(Repórter) Segundo o projeto, a mulher poderá optar pelo serviço militar no mesmo período dos demais brasileiros. A proposta agora será analisada pela Comissão de Relações Exteriores e, se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.
17/06/2015, 01h28 - ATUALIZADO EM 17/06/2015, 01h28
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00