Venezuela autoriza pouso de avião que levará comitiva do Senado — Rádio Senado

Venezuela autoriza pouso de avião que levará comitiva do Senado

LOC: O GOVERNO DA VENEZUELA AUTORIZOU O POUSO DO AVIÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA QUE VAI LEVAR UMA COMITIVA DE SENADORES PARA PRESTAR SOLIDARIEDADE A PRESOS POLÍTICOS. 

LOC: O ANÚNCIO DA AUTORIZAÇÃO FOI FEITO PELO MINISTÉRIO DA DEFESA, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) O ministro da Defesa Jaques Wagner veio pessoalmente ao Senado informar que o governo da Venezuela autorizou o pouso do avião da FAB que vai levar um grupo de senadores para visitar oposicionistas que foram presos naquele país. Jaques Wagner disse que a Venezuela vai garantir a circulação dos senadores brasileiros e a conversa com familiares, mas não será permitida a visita aos presos: 

(Jaques Wagner) A Venezuela comunicou à Embaixada do Brasil que me comunicou que evidentemente estava autorizando o pouso do avião da FAB. Garantiram, inclusive, que vão garantir toda a circulação dentro da autonomia deles. Eles não vão autorizar, como não autorizaram outras autoridades, a visita, mas do ponto de vista da chegada dos senadores, da conversa com os familiares, aí tá tudo garantido. 

(Repórter) A comitiva embarca nesta quinta-feira e um dos integrantes do grupo, senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, explicou o que pretende na viagem à Venezuela: 

(Aécio Neves) Fazer mais um chamamento à libertação dos presos políticos e também clamar pela definição da data das eleições parlamentares naquele país sob a fiscalização e acompanhamento de organismos internacionais. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, lembrou que se trata de uma viagem oficial do Senado brasileiro e comemorou o desfecho positivo: 

(Renan Calheiros) É muito bom para todos os lados, para as relações diplomáticas, que a visita ocorra com normalidade. 

(Repórter) Além de Aécio Neves, integram a comitiva o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, e os senadores José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, Sérgio Petecão, do PSD do Acre, e Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo.
16/06/2015, 09h35 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 09h35
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00