Pagamentos de despesas do governo deverão ser por código de barras — Rádio Senado

Pagamentos de despesas do governo deverão ser por código de barras

LOC: TODOS OS PAGAMENTOS DE DESPESAS DO GOVERNO FEDERAL, ESTADOS E MUNICÍPIOS SERÃO FEITOS POR MEIO DE DOCUMENTOS COM CÓDIGO DE BARRAS.  

LOC: É O QUE DETERMINA O PROJETO DE LEI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TEC: (Repórter) A compra de materiais de consumo, os pagamentos de serviços terceirizados e os gastos com obras de conservação de bens, por exemplo, terão que ser feitos por meio de documentos com código de barras. Haverá uma padronização das ordens de pagamento e o código trará informações como o órgão público que o efetuou e a pessoa física ou jurídica que o recebeu. O autor do projeto, senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, explica que a medida vai permitir o rastreamento de qualquer pagamento feito pela administração pública direta, autarquias e fundações nas esferas federal, estadual e municipal. Blairo Maggi argumenta que, dessa forma, será mais fácil prevenir o desvio de dinheiro público, punir os responsáveis por pagamentos irregulares, além de facilitar a cobrança: 

(BLAIRO MAGGI) É uma matéria que vem exatamente na propositura de transparência, de eficiência no serviço público, que é o que todos nós queremos. E, com certeza, vai eliminar muito retrabalho dentro das prefeituras, dos Estados e da própria União porque uma vez que você registrou no sistema ele cai automaticamente nas contas de contabilidade ligadas a um desses entes federados. 

(MAURÍCIO) A pedido da senadora Angela Portela, do PT de Roraima, o projeto determina que os pagamentos a favor do poder público também sejam feitos exclusivamente por meio do código de barras. Assim, a arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais será padronizada em documentos que vão permitir o controle imediato e informatizado da entrada de recursos nos cofres públicos. A proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado. 


16/06/2015, 06h44 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 06h44
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00