Nelson Barbosa detalha pacote de concessões lançado pelo governo — Rádio Senado

Nelson Barbosa detalha pacote de concessões lançado pelo governo

LOC: AS COMISSÕES DE INFRAESTRUTURA E DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE RECEBERAM HOJE O MINISTRO DO PLANEJAMENTO. 

LOC: NELSON BARBOSA DETALHOU UM POUCO MAIS O PACOTE DE CONCESSÕES LANÇADO ONTEM PELO GOVERNO, QUE PRETENDE INJETAR QUASE 200 BILHÕES DE REAIS EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Um dos projetos da nova fase do Programa de Investimentos em Logística, o PIL, é a ferrovia Bioceânica. A parceria entre Brasil, China e Peru, tem o objetivo de ligar o mercado asiático ao brasileiro pelo Oceano Pacífico. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, quis saber qual seria o modelo de construção da ferrovia. 

(ACIR) Qual seria esta forma para que a gente pudesse ter realmente essa ferrovia concluída porque ela foi pensada há mais de 200 anos, não é uma coisa nova, todos sabemos, mas está dando os primeiros passos efetivos agora. 

(REPÓRTER) O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que o memorando de entendimento entre os três países já foi assinado e o estudo sobre a melhor forma para tirar a obra do papel deve estar concluído em um ano. 

(NELSON) Nesse momento, antes de ter o estudo, não sabemos se vamos ter uma concessão de todo o trecho ou se vamos segmentar. Independentemente de ser uma concessão única ou uma concessão de vários trechos segmentados, como o senhor mesmo colocou e é público, vários investidores chineses já manifestaram interesse em participar, de fazer um lance seja na concessão do trecho como um todo, seja em todos os trechos a serem concedidos. 

(REPÓRTER) Mas o senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, teme que tudo não passe de mais uma jogada de marketing. 

(CAIADO) De repente tô vendo colegas meus aqui discutindo a Bioceânica. Quer dizer, cadê o Trem-Bala? O Trem-Bala já tá no projeto pra ser entregue, nós já estávamos andando. Pode ser que eu esteja desatualizado, mas não tenho notícia de que o trem-bala foi inaugurado. 

(REPÓRTER) Nelson Barbosa respondeu que as obras em infraestrutura, se não têm atingido todas as metas, pelo menos vêm aumentando. 

(NELSON) A construção de ferrovias vem aumentando, está abaixo do que a gente precisa, abaixo das metas iniciais apontadas pelo governo mas vem crescendo. Então o que a gente tem tentado trazer agora são metas bem realistas de execução dos programas. 

(REPÓRTER) O novo pacote de concessões tem a pretensão de injetar quase 200 bilhões de reais em obras de infraestrutura no país nos próximos 30 anos, sendo 70 bi até 2018.
10/06/2015, 01h34 - ATUALIZADO EM 10/06/2015, 01h34
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00