Pesquisa detalha opinião da sociedade sobre pontos da Reforma Política — Rádio Senado

Pesquisa detalha opinião da sociedade sobre pontos da Reforma Política

LOC: PESQUISA DO DATASENADO SOBRE REFORMA POLÍTICA MOSTRA QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS QUER REDUÇÃO DO NÚMERO DE PARLAMENTARES E DO PERÍODO DE MANDATO E DIMINUIÇÃO DOS GASTOS DAS CAMPANHAS POLÍTICAS. 

LOC: A PESQUISA FOI SOLICITADA PELO SENADOR FERNANDO COLLOR, DO PTB DE ALAGOAS, PARA SABER O QUE OS BRASILEIROS PENSAM SOBRE PROJETOS DE LEI QUE TRATAM DA REFORMA POLÍTICA APRESENTADOS POR ELE. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A pesquisa do DataSenado abordou alguns temas das 33 propostas de reforma política apresentadas pelo senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, que estão em discussão no Congresso Nacional. Pesquisa posterior vai tratar dos demais temas das propostas que não foram contemplados desta vez. Collor disse que, segundo a pesquisa, 91% dos entrevistados apoiam a redução do número de deputados federais; e 88% a diminuição do número de senadores.Também a pesquisa apontou que 70% são favoráveis ao voto facultativo; 66% querem redução do tempo de campanha; 88% concordam com um limite para os gastos de campanha e 72% apoiam o fim do horário político nos anos em que não houver eleição; 55% são a favor de apenas uma reeleição no Legislativo; e 84% concordam com eleição do suplente de senador. Ainda segundo a pesquisa, para 80% dos entrevistados a reforma política vai trazer vantagens ao país. Na avaliação do senador Fernando Collor, o levantamento revelou que o brasileiro quer menos de tudo: 

(Fernando Collor) “Menos políticos, menos candidatos, menos partidos políticos, menos mandatos, menos tempo de exercício de mandatos, menos eleições, menos campanha, menos gastos, menos propaganda eleitoral, menos financiamento eleitoral, menos municípios e suas estruturas políticas e também menos privilégios para as autoridades”. 

(Repórter) Ele ainda ressaltou que a reforma política não pode ser feita de forma desfragmentada. 

(Fernando Collor) “Não se pode reformar o sistema político de forma desintegrada, desconectada, ou seja, ponto a ponto, de forma isolada e sem nenhuma conexão com outros fatores direta ou indiretamente relacionados”.A pesquisa ouviu mil e cem pessoas em todo o Brasil. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O resultado completo da pesquisa está disponível no Portal Transparência do Senado em www.senado.leg.br/transparencia.
08/06/2015, 08h48 - ATUALIZADO EM 08/06/2015, 08h48
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00