Ministério da Saúde deve garantir acesso ao tratamento para pessoas com psoríase — Rádio Senado

Ministério da Saúde deve garantir acesso ao tratamento para pessoas com psoríase

LOC: O MINISTÉRIO DA SAÚDE DEVE GARANTIR O ACESSO AO TRATAMENTO E LIBERAR NOVOS MEDICAMENTOS PARA ATENDER AS PESSOAS COM PSORÍASE.

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA POR MÉDICOS E PACIENTES QUE DISCUTIRAM O ASSUNTO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. A DOENÇA DE PELE CRÔNICA NÃO É CONTAGIOSA E ATINGE CINCO MILHÕES DE BRASILEIROS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: A presidente da União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil, Gladis Lima, explicou que a psoríase é uma doença não contagiosa, crônica e inflamatória que, na maioria dos casos, se manifesta por meio de lesões avermelhadas e escamas na pele. Para enfrentar a enfermidade que atinge cerca de 5 milhões de brasileiros, facilitar o diagnóstico e agilizar o tratamento, ela cobrou o treinamento dos médicos e a inclusão de novos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde. Gladis Lima ainda defendeu campanhas de esclarecimento sobre a Psoríase, já que os pacientes sofrem com a desinformação e a discriminação. 

(Gladis) “O preconceito é a pior coisa que tem. Nossa pele está sempre exposta. E precisar ter que falar o tempo inteiro isto não pega, isto não pega é uma tarefa muito difícil. Ter que estar se escondendo debaixo de roupa, tendo que se explicar, de mudar a sua rotina diária, porque elas não têm mais o direito de sair, de passear, de ir ao shopping, de ir a uma piscina.

(REPÓRTER) A Sociedade Brasileira de Dermatologia revelou que muitos pacientes não têm acesso regular aos remédios tradicionais nem às câmeras de fototerapia, um tratamento eficaz e barato. A entidade também defendeu a oferta pelo SUS de medicamentos mais modernos e mais caros, como os biológicos, para os casos graves. A representante do Ministério da Saúde, Clarice Petrarnale, lembrou que a pasta rejeitou a inclusão destas drogas em 2012, levando em conta os altos custos e a falta de evidências científicas de eficácia. No entanto, ela disse que o SUS voltou a analisar o assunto e pode rever a decisão. 

(Clarice) Nós estamos absolutamente abertos para simplificar os prazos, reduzir os prazos, fazer reuniões de entendimento entre o grupo que propõe e o grupo que vai analisar.

(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, anunciou que a Comissão de Assuntos Sociais vai dar um prazo de 60 dias para que os envolvidos cheguem a um acordo. 

(Ana) Passados os sessenta dias queremos receber dos senhores um relatório sobre o que aconteceu e o que não aconteceu para que nós possamos fazer uma ação política junto ao Ministério. 

(REPÓRTER) O presidente da CAS, senador Edison Lobão, do PMDB do Maranhão, disse que a Comissão vai sugerir ao Ministro da Saúde mudanças no tratamento da Psoríase no Brasil. Arthur Chioro deve comparecer ao colegiado na próxima semana.
03/06/2015, 01h49 - ATUALIZADO EM 03/06/2015, 01h49
Duração de áudio: 02:47
Ao vivo
00:0000:00