CE aprova criação de fundo para manter obras e esportes de Olimpíadas e Paralimpíadas — Rádio Senado

CE aprova criação de fundo para manter obras e esportes de Olimpíadas e Paralimpíadas

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A CRIAÇÃO DO FUNDO NACIONAL DE LEGADO OLÍMPICO E PARALÍMPICO. 

LOC: AS VERBAS VÃO SER USADAS PARA MANTER AS ESTRUTURAS DEPOIS DAS COMPETIÇÕES E PARA FINANCIAR O ESPORTE EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DE FUTUROS ATLETAS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) O Fundo de Legado Olímpico vai funcionar por dez anos, prorrogáveis por mais dez, e vai tanto financiar projetos de desenvolvimento do esporte educacional e de alto rendimento como a manutenção da infraestrutura construída para os Jogos de 2016. Ele vai contar com verbas de repasses federais, dotações orçamentárias, doações e fundos de investimento regionais; além de 1% da arrecadação das loterias federais. O autor, senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, acredita que bem usado, o legado das olimpíadas pode tornar o Brasil uma potência mundial no esporte. Mas ele quer acima de tudo dar oportunidade para jovens que hoje não têm nenhum acesso ao esporte. 

(Romário) Eu realmente tenho bastante consciência do que se representará para a cidade do Rio de Janeiro, principalmente as crianças do Rio de Janeiro. Esse centro olímpico, ele fica numa zona que é a zona oeste do Rio, entre Barra da Tijuca e Recreio, e ali tem muitas comunidades, ou seja, favelas. Eu acredito que a partir do momento que esse projeto estiver em vigor a gente vai dar muitas oportunidades a essas crianças, esses jovens. 

(Repórter) O relator, Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, criticou a falta histórica de políticas públicas voltadas para o esporte no Brasil. Ele destacou que essa medida é emergencial e que o fundo só poderá ser renovado se atender a um projeto de longo prazo. 

(Alvaro Dias) O autor do projeto propõe um importante aperfeiçoamento por meio da criação de um fundo especificamente voltado para o financiamento de projetos relacionados ao desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico e paralímpico brasileiro. O autor teve o cuidado de condicionar uma eventual prorrogação do prazo do fundo aos princípios e metas da Política Nacional de Esporte e Lazer. Dessa forma, a iniciativa se conecta com o conjunto de medidas articuladas em um planejamento de longo prazo no setor. 

(Repórter) A proposta vai ser analisada agora pela Comissão de Assuntos Econômicos e, se for aprovada, segue direto para a Câmara dos Deputados.

PLS 26/2015
02/06/2015, 05h20 - ATUALIZADO EM 02/06/2015, 05h20
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00