CAS vai debater necessidade de mudanças no tratamento da psoríase — Rádio Senado

CAS vai debater necessidade de mudanças no tratamento da psoríase

LH LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS SE REÚNE NESTA QUARTA-FEIRA PARA DISCUTIR A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NO TRATAMENTO DA PSORÍASE NO BRASIL.

LOC: A DOENÇA CRÔNICA E INFLAMATÓRIA NÃO É CONTAGIOSA E ATINGE CINCO MILHÕES DE BRASILEIROS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: A psoríase é uma doença de pele crônica, grave e inflamatória que atinge mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo, 5 milhões delas no Brasil. Na maioria dos casos, a enfermidade se manifesta por meio de lesões avermelhadas e escamas na pele, principalmente nos cotovelos, nos joelhos e no couro cabeludo. Segundo especialistas e entidades ligadas ao tema, entre os principais problemas enfrentados estão o preconceito, a discriminação e a desinformação, já que muita gente não sabe que as manchas e descamações de pele não são contagiosas. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, pediu a audiência pública para debater na Comissão de Assuntos Sociais o atual cenário da Psoríase no Brasil e a necessidade de mudanças no tratamento. Apesar de o Ministério da Saúde ter definido em 2013 um protocolo para ampliar e melhorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, médicos e pacientes se queixam das dificuldades para ter acesso a medicamentos e terapias mais modernas. Ana Amélia ainda lembrou que as vítimas também sofrem com a forte carga psicológica e social da doença 

(Ana Amélia) Qualquer ação voltada para o enfrentamento dessa enfermidade também serão relevantes colaborações. Vale lembrar que as vítimas da doença têm mais risco de desenvolver depressão, ansiedade e suicídio. E as pessoas com psoríase sofrem com a falta de conscientização e acesso ao tratamento.

(Repórter) Entre os convidados para a audiência pública estão representantes da Associação Nacional de Psoríase no Brasil, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Ministério da Saúde.
02/06/2015, 01h07 - ATUALIZADO EM 02/06/2015, 01h07
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00