Frente quer expandir a utilização do biodiesel nos combustíveis do país — Rádio Senado

Frente quer expandir a utilização do biodiesel nos combustíveis do país

LOC: EXPANDIR A UTILIZAÇÃO DO BIODIESEL NOS COMBUSTÍVEIS BRASILEIROS, PARA REDUZIR A IMPORTAÇÃO DE DIESEL. ESSE É O OBJETIVO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DO BIODIESEL, QUE FOI RETOMADA NESTA QUINTA-FEIRA. 

LOC: O GRUPO, QUE REÚNE DEPUTADOS E SENADORES, DEFENDE A EXPANSÃO DA PROPORÇÃO DO BIODIESEL DE 7 PARA ATÉ 30 POR CENTO NA MISTURA DO DIESEL BRASILEIRO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A Frente Parlamentar pretende estimular a produção e o consumo do Biodiesel no país. Ele seria uma das soluções para diminuir a importação de combustíveis para a frota de quase 8 milhões de veículos brasileiros à óleo diesel. O senador Donizete Nogueira, do PT de Tocantins, eleito secretário-geral da frente do biodiesel, defende a expansão do biodiesel no Brasil:  

(Donizete Nogueira) Pra alguns setores, a gente quer subir para 8% e outros setores, a gente quer chegar a até 20%. No geral é 8%, mas a gente tem a questão do transporte urbano e quanto mais biodiesel a gente usar, menos poluição a gente vai estar causando.  

(Repórter) Segundo o senador Donizete, o biodiesel é menos poluente e seu uso pode diminuir o déficit na balança comercial brasileira. O biodiesel é um combustível produzido no Brasil de fontes renováveis, como o óleo de soja e o sebo animal. Sua produção pode evitar gastos de bilhões de dólares com a importação do diesel produzido de petróleo. 

(Donizete Nogueira) Importamos ainda diesel. Se nós deixamos de importar, isso faz uma diferença na economia. Imagine se a gente chegar a usar 20% de biodiesel prá abastecer nossas máquinas da agricultura, os ônibus, no transporte urbano. 

(Repórter) Atualmente, a frota de veículos a diesel brasileira é majoritariamente à base de ônibus, caminhões e tratores, não havendo autorização para veículos de passeio à diesel. 
28/05/2015, 06h37 - ATUALIZADO EM 28/05/2015, 06h37
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00