CPI do CARF reúne-se com a PF e o MP para definir plano de trabalho — Rádio Senado

CPI do CARF reúne-se com a PF e o MP para definir plano de trabalho

LOC: OS SENADORES DA CPI DO CARF SE REUNIRAM COM REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO PÚBLICO E COM OS DELEGADOS DA POLÍCIA FEDERAL QUE COMANDAM A OPERAÇÃO ZELOTES PARA DEFINIR O PLANO DE TRABALHO. 

LOC: OS PARLAMENTARES AGUARDAM O ENVIO DO INQUÉRITO QUE CORRE EM SEGREDO DE JUSTIÇA PARA INICIAR AS ATIVIDADES. REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) Os delegados Oslaim Campos, Marlon Cajado e Hugo Barros Correia se reuniram com os senadores que integram a CPI do Carf para informar o andamento das investigações. Na opinião do senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, membro da comissão, a Polícia Federal tem enfrentado dificuldades para dar andamento às investigações. Ele sugere que o Congresso estude uma proposta que modifique a legislação atual, dando mais poderes de investigação à Polícia Federal. 

(Otto Alencar) O Congresso deveria de alguma forma rever a atual legislação tributária e atual legislação é quase impeditiva de que a Polícia Federal possa investigar esses desvios todos de sonegação fiscal, desvio de recursos. Uma legislação que desse mais autonomia à Polícia Federal. 

(Repórter) De acordo com o presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira, do PSDB do Tocantins, a ideia é trabalhar em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público, contribuindo com as investigações. Ele afirma que a CPI tem instrumentos necessários para colaborar no caso. 

(Ataídes Oliveira) Nós temos muitos poderes, inclusive de quebra de sigilo fiscal, telefônico, bancário. Se a operação Zelotes teve alguma dificuldade com o judiciário eu acredito que a nossa CPI não terá. 

(Repórter) A comissão também já se reuniu com integrantes do Ministério Público que atuaram na Operação Zelotes. De acordo com a relatora da CPI, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, a troca de informações vai ajudar na elaboração do plano de trabalho da comissão, que deve ser apresentado nos próximos dias. A CPI tem o objetivo de apurar suspeitas de manipulação de julgamentos realizados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf, órgão responsável por processos relacionados a atuações fiscais que envolvem tributos federais.
27/05/2015, 12h54 - ATUALIZADO EM 27/05/2015, 12h54
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00