CDH deve debater situação dos trabalhadores do McDonald's — Rádio Senado

CDH deve debater situação dos trabalhadores do McDonald's

LOC: A SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES DAS LANCHONETES MCDONALD'S DEVE SER TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO 

LOC: REQUERIMENTO COM ESTE OBJETIVO FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELO COLEGIADO, COMO INFORMA O REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) Denúncias de desrespeito a direitos trabalhistas de funcionários de lanchonetes da rede McDonalds devem ser debatidas em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado. O encontro, marcado para 20 de agosto, foi definido após reclamações de sindicalistas sobre as formas de terceirização e abusos trabalhistas nos diferentes países nos quais a rede atua. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, defendeu a realização da audiência como forma de buscar uma solução para o caso: 

(Paulo Paim) Esse projeto foi uma iniciativa de sindicalistas dos Estados Unidos, Canadá e aqui do Brasil, que estão muito preocupados a forma como são tratados os trabalhadores, digo isso porque não falo com alegria, vinculados às lanchonetes –assim chamadas – McDonald’s. Eles estão fazendo uma denúncia a nível internacional, desde terceirização, quarteirização a até o chamado trabalho sem limite.  

(Repórter) Além da audiência pública, a Comissão de Direitos Humanos também aprovou uma sugestão legislativa que recomenda a contratação por dois anos, pelo Sistema Único de Saúde, de profissionais de saúde formados por universidades públicas. O senador José Medeiros, do PDT de Mato Grosso, destacou a importância de o Senado ampliar o debate sobre o tema: 

(José Medeiros) A existência destas proposições denota o interesse do Senado Federal em discutir a matéria. Por essas razões e como a nossa análise é essencialmente de admissibilidade, entendemos que a iniciativa poderá ser incorporada aos debates desta casa e por conseguinte, que contribua para ampliar a discussão sobre o provimento de trabalhadores para os serviços públicos de saúde 

(Repórter) Na mesma sessão da CDH, foi retirado da pauta a proposta de criação de uma subcomissão temporária para discutir os usos medicinal, industrial e recreativo da maconha.
27/05/2015, 09h03 - ATUALIZADO EM 27/05/2015, 09h03
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00