Mangabeira Unger pede apoio do Senado para projeto "Pátria Educadora" — Rádio Senado

Mangabeira Unger pede apoio do Senado para projeto "Pátria Educadora"

LOC: O MINISTRO DA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PEDIU NESTA TERÇA-FEIRA O APOIO DO SENADO PARA O PROJETO "PÁTRIA EDUCADORA". 

LOC: MANGABEIRA UNGER DESTACOU NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUE O DOCUMENTO É UMA PROPOSTA PRELIMINAR E QUE DEVE SER DEBATIDA COM TODA A SOCIEDADE. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O ministro Roberto Mangabeira Unger defendeu que, para promover uma mudança profunda na Educação, como a proposta no documento "Pátria Educadora: a Qualificação do Ensino Básico como Obra de Construção Nacional", é preciso que as pessoas tenham quanto ao ensino o mesmo grau de identificação pessoal e indignação que têm com as falhas na segurança pública ou na saúde. 

(Mangabeira Unger) Quando a população é consultada, mais da metade diz que a educação é boa. O País não vê a realidade calamitosa da qualidade do ensino básico. (Repórter) Mangabeira pediu a ajuda do Senado para convencer a sociedade sobre a importância da Educação. Para ele, o Parlamento pode acender a luz sobre o debate e ampliar a discussão. Caso contrário, em cada setor, vai sempre vencer o pior lado. 

(Mangabeira Unger) E nós não vamos conseguir superar a aliança das ilusões teóricas, dos fetiches do politicamente correto e do corporativismo sindical, e ainda por cima da inércia burocrática. Não vamos quebrar sendo bem comportados. Só vamos quebrar convocando os que não participaram até agora. 

(Repórter) Entre as medidas que o governo pode tomar imediatamente, de acordo com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, estão a definição da base curricular comum e a forma de cooperação entre a União, os estados e os municípios. A vice-presidente da Comissão de Educação, Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, levou ao ministro críticas de entidades de educadores. Elas consideram que o documento contraria o Plano Nacional de Educação. 

(Fátima Bezerra) Ele quer mais escola, ele quer mais educação, mas ele quer educação com qualidade. Nos não podemos de maneira nenhuma negligenciar com as metas 17 e 18 do Plano Nacional de Educação, que tratam não só da questão salarial mas da questão da formação. 

(Repórter) Mangabeira considera que o Pátria Educadora não contradiz o PNE, mas que o complementa e que vai tornar realidade os objetivos propostos no plano.
26/05/2015, 05h40 - ATUALIZADO EM 26/05/2015, 05h40
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00